Força foi criada pela Imperatriz Ekaterina II
A Frota do Mar Negro completa nesta segunda-feira, 13, 230 anos de fundação. A data é comemorada na Rússia como o Dia da Frota do Mar Negro, uma divisão da Marinha que alinha em sua história numerosos combates e vitórias históricas. Ao saudar os integrantes desta Frota, o Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, afirmou que “os militares do Mar Negro, mantendo as tradições gloriosas desta unidade, servem à Federação Russa com toda a dignidade, colaborando para a proteção dos seus interesses”.
O decreto sobre a criação da Frota do Mar Negro foi assinado pela Imperatriz Ekaterina II, um mês após a Criméia ter sido anexada à Rússia. Em 13 de maio de 1783, 11 navios da Flotilha do Mar de Azov, sob o comando do vice-almirante Fiodor Klokatchev, entraram na Baia Akhtiarskaya, junto à qual seria erguida a cidade de Sebastopol. Foram precisamente estas embarcações, somados às dezessete da Flotilha do Rio Dnieper, que formaram o embrião da hoje muito poderosa Frota do Mar Negro.
Em 1787, acompanhada por uma comitiva de embaixadores de diversos países que serviam junto ao então Império Russo, a Imperatriz Ekaterina II visitou a Criméia. Naquela altura, a Frota do Mar Negro já contava com mais de 50 navios de combate e transporte, nos quais serviam 13,5 mil militares. Ela foi homenageada pelos marinheiros com salva de tiros, disparados pelos canhões daquela unidade e pelo grito de saudação “Vivat, Ekaterina!”
A cidade e o porto de Sebastopol tornaram-se a principal base da Frota do Mar Negro, a partir da qual os seus integrantes participaram de intensos combates, especialmente durante a II Guerra Mundial. De acordo com a Doutora em História Liubov Stolyarova, a atuação do grupo foi decisiva para a defesa das cidades de Odessa e Sebastopol, bem como no apoio às operações de tomada da Península de Kerch, à defesa do Cáucaso e à libertação de Novorossiysk. Mais de 200 integrantes da Frota do Mar Negro foram condecorados com a Estrela de Ouro de Herói da União Soviética.
Atualmente, a grande unidade estratégica e operacional da Frota do Mar Negro é constituída por mais de 2,5 mil navios de diferentes classes e por um efetivo superior a 21 mil militares. As suas bases principais estão instaladas em Sebastopol e Novorossiysk.
A Frota do Mar Negro da Rússia está comemorando os seus 230 anos de existência com o cumprimento de uma nova missão determinada por Sergei Shoigu. Caberá a esta força ser a base da nova unidade naval russa, a Frota do Mediterrâneo que terá como principais atribuições defender a segurança desta região, assim como patrulhar os Oceanos Índico e Atlântico.
No domingo 12, a Frota do Mar Negro realizou um grande desfile naval pela Baía de Sebastopol, do qual participaram 20 navios de guerra da Rússia e da Ucrânia.
FONTE: Voz da Rússia