No dia 20 de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, que tem como objetivo homenagear os profissionais da área. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o setor aéreo brasileiro transportou números recordes de passageiros em diversos meses deste ano, superando os índices pré-pandemia, o que só foi possível graças a todas as pessoas envolvidas nos complexos processos de operação de voos. Mas, com tantas variáveis para analisar e controlar em sua rotina, como os recursos de IA podem facilitar o dia a dia destes trabalhadores?
De acordo com Eduardo Vargas, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Graymatics, uma das principais organizações globais no processamento cognitivo multimídia, nas pistas dos aeroportos, a circulação intensa de aeronaves, veículos e pessoas combinados às possíveis falhas de comunicação e interpretação humanas podem ser bastante desafiadoras para a gestão de voos.
“Sabemos que os controladores de tráfego aéreo são profissionais altamente qualificados e treinados para exercer sua função. Contudo, da mesma forma que a tecnologia já está auxiliando trabalhadores de outras áreas, ela também pode facilitar a rotina dos controladores, porque o equipamento cobre todas as áreas com mais amplitude e precisão e pode emitir alertas sobre falhas, acidentes e necessidades de manutenção preditiva e preventiva”, explica o executivo.
A Graymatics possui mais de 100 analíticas de IA para smart solutions capazes de oferecer insights aprofundados a partir de dados coletados para o setor de aviação. Especialmente para os controladores de voo, a tecnologia auxilia das seguintes formas:
- Observação da pista: Nas pistas de pouso e decolagem, diversas aeronaves, veículos, objetos e pessoas se movimentam ao mesmo tempo. Com o uso da IA, o controlador pode identificar e nomear todas essas variáveis com muita facilidade, inclusive, recebendo alertas sobre situações de risco ou sobre pessoas não autorizadas que possam ter invadido o local. Também consegue identificar se algum colaborador não está usando o equipamento de proteção obrigatório.
- Pouso, decolagem e circulação de aeronaves: As câmeras do aeroporto podem ser conectadas a um sistema inteligente capaz de determinar se as turbinas, aviões, carros, caminhões, ônibus e pessoas estão se movendo e ainda determinar qual é a velocidade dessa movimentação.
- Áreas de risco para pessoas: Comum nas indústrias, esta aplicação da IA é utilizada para determinar em quais locais a circulação de pessoas é proibida. Quando alguém descumpre a regra, um alerta é enviado para permitir uma rápida evacuação do espaço.
- Ações suspeitas na pista de pouso e decolagem: Assim como em qualquer outra área do aeroporto, a pista de pouso e decolagem não está livre de tentativas de atentados ou conflitos pessoais. Se perceber um comportamento suspeito ou violento, o sistema avisa o controlador e as autoridades, que podem tomar as medidas de segurança de forma rápida e eficaz.
“Auxiliar os gestores de tráfego aéreo é importantíssimo para tornar a aviação mais segura. Podemos criar aplicações totalmente personalizadas para cada aeroporto, atendendo às necessidades específicas de cada local e é por isso que este recurso tecnológico é tão eficiente”, finaliza Vargas.
FONTE: Agência Prioriza