Por Luiz Padilha
No último dia 16 de novembro, ocorreu na Base Naval do Rio de Janeiro, a Cerimônia Militar e Inauguração do Monumento alusivo aos 200 Anos da Esquadra.
O evento contou com a presença do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do ex-ministro de Minas e Energia, AE (RM1) Bento Albuquerque, dos ex-ministros da Marinha, AE (RM1) Alfredo Karan, AE (RM1) Mauro César Rodrigues Pereira e dos ex-comandantes da Marinha, AE (RM1) Roberto de Guimarães Carvalho, AE (RM1) AE Julio Soares de Moura Neto e AE (RM1) Ilques Barbosa Jr.
Em cerimônia comandada pelo Vice-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, Comandante em Chefe da Esquadra, foram lançados selos comemorativos alusivos aos 200 anos da esquadra e moedas cunhadas com a nau Pedro I, o primeiro capitânea da esquadra em uma face, e na outra o NAM Atlântico, atual capitânea.
Após a cerimônia, foi celebrado na Praça D’Armas da BNRJ, o lançamento do livro VOGA, onde se tem diferentes relatos do cotidiano de Marinheiros e Oficiais da Marinha. Na ocasião, por ter sido um dos incentivadores da criação do livro, o AE (RM1), Ilques Barbosa Jr., recebeu o primeiro exemplar.
Além do livro VOGA, também foi lançado o livro Esquadra 200 Anos – Livro de Quartos 1822 – 2022, que mostra a evolução da esquadra Brasileira do seu nascimento até os dias atuais.