“Brasileiros, rumo ao mar!”
A Marinha convida todos os brasileiros a voltarem o olhar para as riquezas do mar e para a necessidade e a obrigação que temos de protegê-las. Os espaços marítimos brasileiros, conhecidos como Amazônia Azul, somam cerca de 5,7 milhões de Km², onde estão contidas riquezas incalculáveis. Os investimentos na economia do mar produzem “toneladas” de empregos, oportunidades, distribuição de renda, dignidade, tecnologia e prosperidade.
“Dia da Marinha”: conheça os principais eventos em comemoração à data no Rio de Janeiro
Apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GptFNRJ).
No dia 9 de junho, às 11h30, nas proximidades do Museu do Amanhã, será realizada uma apresentação gratuita da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GptFNRJ), que executará dobrados, canções navais e Música Popular Brasileira (MPB). A banda é composta por 23 militares, músicos da Marinha do Brasil. O evento ocorrerá paralelamente à visitação pública ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”, que estará atracado no mesmo local, no cais do Museu do Amanhã.
Visitação pública ao Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”
No período de 9 a 13 de junho, um dos navios mais representativos da MB, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” estará aberto para visitação pública, de forma gratuita, no Museu do Amanhã, no horário de 11h às 17h. A partir do dia 15 de junho, o navio se deslocará até o Espaço Cultural da Marinha, que fica na Orla Conde (Boulevard Olímpico), na Praça XV, e estará aberto a visitação no período de 16 a 18 de junho, no horário das 11h às 17h.
Nesse local, será cobrado o acesso (R$ 20 – inteira e R$ 10 – meia-entrada), onde o visitante poderá explorar outros atrativos, tais como o Submarino-Museu “Riachuelo”, o Helicóptero-Museu “Sea King” e o Navio Contratorpedeiro-Museu “Bauru”.
Parada Naval e Aeronaval na orla do Rio de Janeiro
No dia 11 de junho, a partir das 8h35 da manhã, terá início, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, a Parada Naval e Aeronaval na orla do Rio de Janeiro, que seguirá até a Zona Sul, passando pelas praias do Recreio, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme. Ao final, os navios permanecerão nas proximidades da enseada de Copacabana, Flamengo, Icaraí e Piratininga, até a manhã do dia 12 de junho.
O desfile contará com 12 navios, além de duas aeronaves UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, um SH-16 “Seahawk”, um AH-11B “Wild Lynx” e duas aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk”.
A Parada Naval é um desfile marítimo que acontece há décadas e tem o propósito de mostrar à população os navios e as aeronaves da MB, que protegem o território brasileiro e as riquezas da Amazônia Azul.
Os navios da MB que participarão da Parada Naval serão: Fragata “Defensora”, Fragata “Constituição”, Fragata “Liberal”, Fragata “União”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Júlio de Noronha”, Navio-Patrulha “Gurupá”, Navio-Patrulha “Macaé”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel” e Navio- Hidroceanográfico “Taurus”.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Comando do 1º Distrito Naval