Brasília, 18/07/2020 – Em bem sucedida operação logística, típica de guerra, militares das Forças Armadas, que atuam na Operação Covid-19, transportaram e entregaram, nesse sábado (18), em hospitais gaúchos e catarinenses, 55 mil medicamentos anestésicos e sedativos adquiridos no Uruguai, indispensáveis ao tratamento de pacientes em UTI.
A operação interministerial envolveu esforços dos Ministérios da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS), além da Anvisa, Receita Federal, TCU, CGU e governos estaduais.
No total, mais de 30 instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com estoques zerados ou para poucos dias, receberam os remédios, essenciais ao tratamento dos pacientes. Dos 55 mil medicamentos, as Forças Armadas entregaram 42.800 em Porto Alegre-RS e 12.200 em Florianópolis-SC.
Os hospitais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estavam sem anestésicos nos estoques e enfrentavam dificuldade de reposição do material. A aquisição dos medicamentos evitará a suspensão ou redução de procedimentos eletivos ou até mesmo bloqueio de leitos.
Os sedativos são utilizados em cirurgias e em UTIs e, por causa da pandemia, houve um consumo acelerado desse produto pelos pacientes em tratamento do Covid-19.
A ação é parte da Operação Covid-19, das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus, que completa quatro meses e envolve 34.000 militares em todo o Brasil.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa