IALA 2023 – Discurso de abertura do Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil

Por ocasião da abertura da IALA 2023, o Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais, fez um discurso em inglês o qual traduzimos e trazemos para nossos leitores.

(…) Em nome do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Olsen, que também é a Autoridade Marítima Brasileira, centro desta Conferência.

A Marinha auxilia a navegação, a inovação para um futuro sustentável, e dá-nos muito o que pensar, tendo em conta os desafios colocados pelo rápido desenvolvimento de vários novos tipos de atividades no mar, querendo o alinhamento e o objetivo da economia azul. O Brasil possui mais de 7.500 km de litoral, mais de 19.000 km de hidrovias exploradas economicamente, cerca de 240 portos e terminais e mais de 408 rotas de navegação. Tudo para você entender o quão importante e relevante esta conferência é para o Brasil.

O apoio da Marinha na navegação desempenhou importante papel na história marítima, orientando os marinheiros e garantindo sua navegação segura em águas perigosas; mas, hoje, várias questões estão aumentando a conscientização sobre a necessidade de melhorar a assistência marítima e a navegação, como comunicações, segurança cibernética, navios-autônomos e gerenciamento de riscos, que podem provocar mudanças sobre sustentabilidade, transformação digital, capacitação e habilidade para lidar com os crescentes números sobre isso. Isso faz com que o esforço da Marinha seja maior para inovar, harmonizar e garantir uma navegação segura e eficiente, e um planeta sustentável. As atividades realizadas nos oceanos e hidrovias estão continuamente se transformando e exigindo cada vez mais tecnologias para garantir a segurança da navegação.

Os setores marítimos ainda desempenham um papel significativo no comércio global, sendo responsáveis ​​pelo transporte de mais de 80% das commodities mundiais, sendo um motor essencial do crescimento e progresso econômico. Após 5 anos da última conferência, é com muito orgulho que recebemos a 20ª Conferência da IALA no Rio de Janeiro, reunindo mais de 600 pessoas para compartilhar conhecimento e discutir soluções inovadoras que nos levem a um futuro sustentável e próspero. Nos próximos dias, teremos o privilégio de trocar ideias e expor os últimos avanços no futuro da segurança da navegação. Também teremos a oportunidade, durante os dias e discussões, de compartilhar nossos pontos de vista e insights para buscar um padrão maior de navegação no mundo.

Desejo a todos uma ótima conferência, promovendo novos laços de cooperação e colocando em um outro nível a base da indústria naval. Deus nos abençoe, muito obrigado.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Carolina Ambinder

Sair da versão mobile