A Rússia lançou um satélite Glonass-K de nova geração, número 15, em órbita em outubro. Ao contrário de seus predecessores Glonass-M, os satélites Glonass-K carregam dois tipos de sinais de navegação, separados por frequência e separados por código.
Os satélites emitem sinais de navegação L2 com divisão de código adicionais. Além de suas funções principais, os satélites Glonass-K transmitirão informações do sistema internacional de busca e resgate Cospas-Sarsat. Satélites Glonass-K adicionais estão em produção na ISS Reshetnev, todos com uma base de componentes eletrônicos domésticos.
As Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) lançaram o satélite a bordo de um foguete Soyuz-2 do cosmódromo de Plesetsk na região de Arkhangelsk. O lançamento do foguete e a manobra da espaçonave para a órbita ocorreram em condições normais de operação, segundo a Roscosmos. Uma conexão telemétrica estável foi estabelecida e mantida com a espaçonave. Os sistemas a bordo da espaçonave Glonass-K estão operando normalmente.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: GPS WORLD