O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, participou nesta quinta-feira (1/07) da inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, em São José dos Campos. O radar foi instalado em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI.
“Este é um momento muito importante, a inauguração de um equipamento com tecnologia nacional. O radar é realmente impressionante. A tecnologia envolvida é muito alta, muito complexa. Quero parabenizar a IACIT e a todos que trabalharam no desenvolvimento desse sistema que vai ajudar muito o setor de meteorologia. Eu espero que radares como esse possam ser utilizados em todos os estados brasileiros, assim como nos países vizinhos, para que a gente tenha uma rede de meteorologia maior e mais capaz no continente inteiro. É bom para todo mundo”, disse o Ministro Pontes, após conhecer as instalações e o sistema do RMT 0200.
O RMT 0200 é o primeiro radar meteorológico banda S de dupla polarização em estado sólido construído no Brasil. Ele é capaz de detectar e acompanhar a formação de fenômenos meteorológicos severos, e vai fornecer ao Cemaden/MCTI dados sobre localização, intensidade e o momento em que poderá ocorrer a precipitação.
Com as informações geradas pelo radar, o Cemaden/MCTI poderá emitir com maior antecedência os alertas para a Defesa Civil, que poderão adotar medidas de prevenção e proteção à vida.
“Perceber que as autoridades como MCTI, Cemaden e a comunidade brasileira reconhecem o valor do investimento em inovação nos motiva mais, como empresário. E também motiva a equipe de engenharia da IACIT, que trabalha fortemente em desenvolver soluções inovadores para o Brasil e para outros países também”, disse o presidente da IACIT, Luiz Teixeira.
A inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 ocorreu durante a celebração dos 10 anos do Cemaden/MCTI. O evento contou com as presenças do Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, do Secretário de Empreendedorismo e Inovação/MCTI, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior, entre outras autoridades.
O diretor do Cemaden, Osvaldo de Moraes, ressaltou a parceria com a IACIT como um marco na história do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e destacou a importância do Radar Meteorológico RMT 0200.
Ele falou sobre o trabalho realizado ao longo de uma década pela unidade, que adotou uma metodologia inovadora de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais, baseada em três eixos: mapeamento de áreas de risco, desenho de rede de monitoramento de áreas de risco e equipe multidisciplinar.
“O Radar Meteorológico da IACIT vai contribuir muito com a nossa missão de salvar vidas. Ele cobre uma área de aproximadamente 400 quilômetros de raio, abrangendo regiões com grande densidade, onde há muitas áreas de risco”, disse Moraes.
O presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), Julio Shidara, também ressaltou o comprometimento da IACIT com a inovação e o desenvolvimento tecnológico e parabenizou a empresa. “O novo radar fabricado pela IACIT é de extrema relevância e elevará a qualidade das previsões meteorológicas para a região metropolitana do Vale do Paraíba e para diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao fornecer informações mais precisas sobre condições severas de meteorologia, o RMT 0200 permitirá o reforço das ações de prevenção e segurança junto às comunidades. Parabenizamos a IACIT por mais essa merecida conquista”, concluiu.
FONTE: Rossi Comunicação