Nos testes de rastreamento e de disparos do laser, a MBDA demonstrou a perfomance do laser contra diversos alvos, como por exemplo ao incapacitar munições de morteiros em poucos segundos. Com uma energia de 40 kW, o laser também foi capaz de perfurar placas de aço de até 40mm.
O teste também demonstrou a alta qualidade do feixe de laser usado, assim como a precisa e eficiente fusão de feixes individuais. Estas características são essenciais para assegurar a rápida e certa neutrelização dos alvos.
“As armas de laser de alta potência podem contribuir de forma incrível na proteção de tropas e em breve serão a solução contra ameaças as diversas ameaças em missões de combate. Elas são caracterizadas pela sua alta precisão em longas distâncias, baixos custos operacionais e o mínimo de danos colaterias.” Disse Peter Heilmeier, Chefe de Desenvolvimento de Mercado e Negócios da MBDA Alemanha.
Este teste faz parte de uma série de outros que tiveram início em 2008. Em 2011, a MBDA se tornava a primeira companhia européia a alcançar uma potência de 10kW com um feixe de laser de alta qualidade.
Pela primeira vez, ainda neste mês e em Outubro, serão realizados testes em condições reais em que todo o processo de combate, da detecção à neutralização, contra alvos aéreos será feito.
Todo o processo de desenvolvimento do laser vem sendo financiado pelos próprios recursos da MBDA, havendo a participação em partes dos recursos de pesquisa e tecnologia do Departamento Federal Alemão de Defesa de Tecnologia e Aquisição.
FONTE: Imagem Corporativa