A Marinha dos EUA optou por utilizar super estrutura de aço para sua próxima DDG-1000 (destróier da classe Zumwalt), depois de anos de tentativas com material composto como uma forma de manter o navio mais leve e mais furtivo.
A Marinha assinou um contrato de $ 212 milhões no início deste mês com a General Dynamics – Bath Iron Works (BIW) para projetar e construir uma super estrutura de aço para o DDG-1002, o USS Lyndon B. Johnson.
A mudança para estrutura de aço representa mares mais difíceis de navegar para o programa Zumwalt. A frota de navios foi inicialmente concebida para substituir os navios da classe Arleigh Burke DDG-51 como os principais Destróiers da Marinha, mas o serviço optou por enquanto por construir apenas três navios, sendo o DDG-1002 o última Zumwalt programado. Ao invéz disso, a Marinha vai construir mais DDG-51, com planos para Arleigh Burkes Avançados programados para os próximos anos.
Antes de mudar para a super estrutura de aço, a Marinha também decidiu reduzir o escopo da suíte de radar dual-band do navio.
A questão da construção da super estrutura surgiu cerca de um ano atrás, quando ficou claro que as negociações entre a Marinha e a Huntington Ingalls Industries foram parando com relação a estrutura composta. Oficiais da Marinha disseram que se sentiram confortáveis mudando para a super estrutura de aço em parte porque eles tinham reduzido o peso total do navio.
O contrato para a superstrutura para a Marinha também inclui a concepção e construção do hangar e construção módulos de integração do sistema de lançamento de popa periférica vertical (PVLS) para o futuro USS Lyndon B. Johnson.
“Este contrato demonstra o compromisso da Marinha para a capacidade de equilíbrio a preço acessível”, diz o contra-almirante David Lewis, diretor executivo do programa para navios. “Esta superestrutura e o PVLS para o DDG-1002 continuam o desenvolvimento do programa DDG-1000 em direção a capacidade operacional inicial”.
A mudança para longe do material composto levanta questões sobre o futuro do uso de tais materiais em construção para as seções de navios de grande escala da Marinha.
Os trabalhos no DDG-1000 Zumwalt, DDG-1001 Michael Monsoor and the Johnson estão “progredindo bem”, segundo oficiais da Marinha. A entrega do casco, entrega da parte mecânica e elétrica (HM & E) do DDG-1000 está agendada para o ano fiscal de 2014. O HM & E do DDG-1001 está com entrega prevista para o ano fiscal de 2016 e DDG-1002 HM & E está prevista para o ano fiscal de 2018.
FONTE: AVIATION WEEK
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval