Homens de ferro: Exército dos EUA planeja super armadura para soldados

clippingNa mitologia grega, Talos era um gigante de ferro que impedia barcos de se aproximarem da ilha de Creta.

Para o Exército dos EUA, o conto pode virar, em parte, realidade. Equipes de tecnologia das Forças Armadas estão trabalhando em um tipo de armadura que pode dar aos soldados habilidades dignas do ‘Homem de Ferro’ dos quadrinhos. O projeto da Tactical Assault Light Operator Suit (Talos, na sigla) prevê que militares tenham um esqueleto que dê força para transportar cargas pesadas, tenha um computador acoplado e seja capaz até de suportar tiros.

“O Talos seria um uniforme avançado de infantaria que promete dar uma força sobre-humana e uma melhor proteção balística. Usando uma rede ampla e computadores na armadura, os operadores terão uma melhor pespectiva da situação da ação ao seu redor e em seus corpos”.

A armadura funcionaria como um exoesqueleto e seria também equipada com sensores para monitorar a temperatura corporal, a frequência cardíaca e níveis de hidratação. No entanto, o super uniforme ainda é um projeto. Por isso, o Exército está convocando organizações de pesquisa e desenvolvimento do setor privado, laboratórios do governo e universidades para apoiar o desenvolvimento.

A previsão mais otimista, divulgada pelo governo, é de que cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) avancem no projeto, que pode estar pronto em até três anos. Segundo a emissora BBC, uma equipe do MIT está trabalhando em um armadura líquida – feita a partir de fluidos que se transformam em um sólido quando um campo magnético ou corrente elétrica é aplicado.

Em entrevista ao site NPR, o professor do MIT Gareth McKinley comparou o projeto da armadura futurista com filmes de Hollywood.

– Isso soa exatamente como Homem de Ferro – disse ele.

FONTE: EXTRA

Sair da versão mobile