O último submarino do estado da arte da classe Astute foi revelado hoje, durante uma cerimônia em Barrow-in-Furness .
O submarino de ataque HMS Artful que desloca 7.400 toneladas , e 97 metros de comprimento foi oficialmente nomeado na frente de milhares de pessoas em um evento para marcar o fim do seu processo de construção.
A cerimônia foi realizada por Amanda Lady Zambellas, esposa do First Sea Lord da Royal Navy, o almirante Sir George Zambellas, dentro do gigante galpão de construção de submarinos da BAE Systems Devonshire.
John Hudson, diretor da BAE Systems Maritime – Submarinos, disse: ” O design e a construção de um submarino movido a energia nuclear é tão desafiador quanto complexo, por isso hoje o programa do HMS Arful representa um marco significativo.
“É preciso muita habilidade e inovação para oferecer submarinos tão sofisticados como o HMS Artful e isso não teria sido possível sem a valiosa contribuição de nossos funcionários e os esforços de colaboração de toda a empresa.
“Com esta cerimônia o HMS Artful está a um passo mais perto de se juntar irmãos HMS Astute e HMS Ambush da frota da Royal Navy, equipando a esquadra com uma classe de embarcações altamente capazes.”
Após a cerimônia, o HMS Artful permanecerá no DDH para completar uma série de atividades de comissionamento, antes de ser lançado no início de 2014 para mais testes e comissionamento.
Mr Hudson acrescentou: “Pela primeira vez nós tomamos a decisão de separar a cerimônia de batismo e lançamento. É crucial que nós completemos o máximo possível de trabalho dentro do DDH antes de colocar o HMS Artful na água, e isso nos permite fazer exatamente isso.
“Nós projetamos e construímos submarinos em Barrow há mais de 100 anos e durante esse tempo temos nos esforçado para melhorar continuamente. Este é um exemplo aonde levamos em conta as lições aprendidas a partir da construção de submarinos anteriores, cujo resultado será o submarino mais completo a ser lançado a partir de nosso estaleiro”.
A BAE Systems é a contratante principal para o programa de submarinos HMS Astute, que tem como objetivo projetar e construir sete submarinos de ataque de propulsão nuclear para a Marinha Real do Reino Unido. Ela também é a líder para o design de um substituto para os submarinos da classe Vanguard, empregando mais de 5.000 funcionários qualificados em toda o sua divisão Marítima de Submarinos.
As três principais contratantes do Ministério da Defesa no projeto de submarinos são a BAE Systems, Rolls Royce e Babcock, enquanto milhares de outras pequenas e médias empresas compõem a cadeia de abastecimento. Em 2012, sozinha, a BAE Systems Maritime – Submarinos gastou mais de R $ 375 milhões, com mais de 3.000 fornecedores.
FONTE: BAe Systems
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval