A Marinha dos EUA encomendou recentemente o primeiro de 40 (de 890) kits para atualizar seus torpedos leve anti-submarino (LWT) Mk 54. A nova atualização Mod 2 do LWT consiste de um sonar mais sensível (para procurar um submarino) e mais poderoso computador para interpretar o que o sonar ouve. Esta atualização aproveita os muitos avanços na tecnologia eletrônica e informática ao longo da década desde que a tecnologia para o Mk 54 foi desenvolvida.
O Mk-54 é carregado principalmente por aeronaves, mas também por muitos navios de superfície americanos e estrangeiros e substituiu cargas de profundidade como a principal arma contra submarinos. O Mk-54 é particularmente eficaz quando usado por aeronaves equipadas para procurar submarinos. Uma aeronave de patrulha pode transportar até oito torpedos leves, enquanto helicópteros podem levar até três (mas muitas vezes apenas um). O Mk 54 é uma arma de 324 milímetros, pesando cerca de 340 kg, e com uma ogiva contendo 45 kg de explosivos. Seu sistema de orientação foi deliberadamente concebido para funcionar bem em águas costeiras rasas, aonde os navios são provavelmente irão encontrar subs. Até 1991, quando a Guerra Fria terminou e a frota de subs nucleares russos praticamente desapareceu, a ênfase era sobre o combate ant-submarino em alto-mar.
A atualização Mod 2 é apenas uma das muitas programadas para os Mk54 para os tornarem mais eficazes nos aviões de patrulha. A Marinha os EUA também desenvolveu kits planadores. Colocando asas em torpedos está relacionado à preocupação com o crescente uso de mísseis anti-aéreos por submarinos. Para lidar com esse problema, a Marinha procurou equipar alguns torpedos Mk-54 (que são normalmente lançados a baixa altitude por aeronaves P-3 de patrulha) com um kit add-on planagem. Esse sistema consiste de asas, aletas de controle, um computador de controle de vôo, a bateria e o GPS para a navegação. O kit permite um torpedo para ser lançado a partir de 6300 metros (20.000 pés), que está fora do alcance de submarinos lançadores de mísseis anti-aéreos, e planar por 10-15 km. Quando baixo a cerca de 100 metros (300 pés) de altitude, o kit planador é descartado e o torpedo entra na água para buscar o sub. Normalmente, a aeronave tem que descer para menos de 330 metros (mil pés) para lançar o torpedo. Isso leva tempo e coloca pressão sobre a aeronave.
Muitos submarinos têm sensores que são sensíveis o suficiente para detectar helicópteros voando baixo (o principal alvo para os mísseis anti-aéreos dos subs) e aeronaves. Aeronaves de patrulha são mais eficazes já que elas podem ficar em alta altitude o tempo todo. Além disso, o kit de planeio é fácil de construir, uma vez que pode usar itens já utilizados para bombas inteligentes (JDAM) e outros kits planadores.
O torpedo leve Mk 54 entrou em produção há nove anos. Custando cerca de um milhão de dólares cada um, o Mk 54 é um substituto mais barato e um pouco menos capaz para o high tech da era da Guerra Fria Mk 50 e o antigo e confiável Mk 46. O Mk 54 é uma alternativa mais rentável para os Mk50 de três milhões de dólares, que estava em desenvolvimento há mais de duas décadas. O Mk 50 foi difícil de construir, porque ele foi concebido para ser um torpedo “inteligente”, que era leve o suficiente para ser transportado por helicópteros e poderia ir fundo para matar submarinos nucleares russos. Mas quando o Mk 50, finalmente, tornou-se disponível no final dos anos 90, o alvo mudou para o típico e silencioso sub diesel-elétricos em águas costeiras rasas. Assim, o Mk 54 foi desenvolvido, utilizando, componentes eletrônicos de prateleira mais baratos, assim como a partir da tecnologia do Mk 50 e do maior Mk 48, bem como partes do mais simples, quadro e propulsão do torpedo leve mais antigo Mk46. Assim, com 3,25 metros (dez metros) de comprimento Mk 54 é um pouco de um híbrido, criado para economizar dinheiro, e também ser mais capaz contra submarinos mais silenciosos que operam em águas mais rasas. O Mk 54 tem um alcance de cerca de 10 km e uma velocidade máxima de cerca de 72 quilômetros por hora. Foi construído com um sonar que pode procurar os sub-alvo, bem como sensores acústicos (dispositivos de escuta para detectar qualquer som um sub pode fazer). O Mk 54 também tem um computador de bordo e um arquivo de ruídos subaquáticos e táticas de busca, que são utilizados na medida em que ele tenta encontrar o seu alvo até que possa destruir o submarino com a sua ogiva.
Nos últimos 40 anos, cerca de 25.000 torpedos Mk 46 foram fabricados. Alguns milhares de 54s Mk foram produzidos até ao momento, os Mk. 50 são mantidos em estoque para lidar com os poucos submarinos nucleares hostis que ainda estão lá fora, embora o Mk 54 também tem uma capacidade de águas profundas, mas não tão profundo quanto o Mk 50 mais caro.
FONTE: Notíciario Naval
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval