O Estaleiro Astilleros y Maestranzas de la Armada (ASMAR), que trabalha sob a administração da Marinha do Chile, lançou ao mar o seu terceiro navio de patrulha oceânico (OPV) da classe Piloto Pardo de 1.800 Ton. O navio foi construído nas instalações de Talcahuano, no sul do Chile.
O navio de patrulha, foi batizado como OPV 83 “Marinero Fuentealba”, e lançado ao mar quinta-feira, numa cerimônia que contou com a presença do ministro da Defesa Jorge Burgos e do almirante Enrique Larrañaga, comandante em chefe da Marinha.
O navio agora passará por uma fase final de montagem para testes de alto mar, e será comissionado até o final deste ano, a ASMAR está construindo cinco OPVs para a Guarda Costeira da Marinha do Chile , usando um projeto modificado as suas necessidades do estaleiro alemão Fassmer.
Com um comprimento de 80,6 metros, os navios desta classe terão uma velocidade máxima de 22 nós e serão capazes de ficarem em patrulha continua por até 30 dias (sem reabastecimento) e podendo abranger uma area para patrulhamento de 8.000 milhas náuticas.
Os navios possuem convés de vôo e hangar para um helicóptero peso médio, onde normalmente é utilizado um AS365 Dauphin 2 embarcado no OPV.
Dois outros navios de patrulha já foram construídos e entregues em 2007 e 2009, mas a produção foi interrompida quando as instalações Asmar em Talcahuano foram seriamente danificada por um terremoto seguido de tsunami que afetou o centro e o sul do Chile em fevereiro de 2010.
O OPV 83 “Marinero Fuentealba” é diferente de seus dois antecessores, em que seu casco foi reforçado para as operações antárticas, ele também será armado com um canhão de 76 mm da Oto Melara, ao invés do canhão de 40mm da Bofors.
O projeto original que foi lançado em 2004, era a de construir o mesmo tipo de OPV tanto no Chile como na Argentina, o que facilitaria em cumprir os requisitos de ambos os países a um custo menor, compartilhando do projeto e da aquisição de componentes. Um acordo foi assinado, mas o orçamento nunca foi disponibilizado pelas autoridades argentinas.
A Colômbia também adotou o mesmo design do estaleiro Fassmer e a COTECMAR , construiu dois navios patrulhas do tipo OPV para a Marinha colombiana, com planos de produzir mais quatro navios.
FONTE : defensenews.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & naval