Airbus trará as primeiras amostras de Marte à Terra

Toulouse, 14 de outubro de 2020 – A Airbus foi selecionada pela Agência Espacial Européia (ESA) como contratante principal para o Mars Sample Return’s Earth Return Orbiter (ERO), a primeira espaçonave a trazer amostras de Marte de volta à Terra. Mars Sample Return (MSR) é uma campanha conjunta da ESA-NASA e a próxima etapa na exploração de Marte.

O ERO e o Sample Fetch Rover (SFR) são os dois principais elementos europeus do MSR, ambos foram configurados para serem projetados e construídos pela Airbus. Um braço de manipulação, conhecido como Sample Transfer Arm (STA), que transferirá as amostras do SFR para o Mars Ascent Vehicle (MAV), é a terceira contribuição europeia para o programa MSR. O valor do contrato ERO é de € 491 milhões. A missão de cinco anos verá a nave espacial se dirigir a Marte, agir como um relé de comunicação com as missões de superfície, realizar um encontro com as amostras em órbita e trazê-las em segurança de volta à Terra. Antes do lançamento da superfície de Marte a bordo do MAV, as amostras marcianas serão armazenadas em tubos de amostra e coletadas pelo SFR, para o qual a Airbus já iniciou a fase de estudo. Para o ERO, a Airbus usará seu encontro autônomo e experiência de acoplamento acumulada ao longo de décadas de experiência em navegação óptica, usando tecnologias do ATV (Veículo de Transferência Automatizado) de sucesso e desenvolvimentos recentes do JUICE, a primeira missão da Europa a Júpiter.

“Estamos trazendo toda a força de nossa experiência adquirida no Rosetta, Mars Express, Venus Express, Gaia, ATV, BepiColombo e JUICE para garantir o sucesso desta missão. Trazer amostras de Marte para a Terra será um feito extraordinário, levando a ciência interplanetária a um novo nível e a Airbus está animada para enfrentar este desafio como parte desta missão internacional conjunta.”disse Jean-Marc Nasr, Chefe de Sistemas Espaciais da Airbus.

Para ser lançada em um Ariane 6 em 2026, a espaçonave de 6 toneladas e 6 m de altura, equipada com painéis solares de 144m² com envergadura de mais de 40 m – algumas das maiores já construídas – levará cerca de um ano para chegar a Marte. Ele usará um sistema de propulsão híbrido de massa eficiente combinando propulsão elétrica para as fases de cruzeiro e espiral descendente e propulsão química para inserção na órbita de Marte. Na chegada, ele fornecerá cobertura de comunicações para as missões Perseverance Rover e Sample Retrieval Lander (SRL) da NASA, duas partes essenciais da Campanha MSR. Para a segunda parte de sua missão, ERO terá que detectar, encontrar-se com e capturar um objeto do tamanho de uma bola de basquete chamado Orbiting Sample (OS), que abriga os tubos de amostra coletados pelo SFR, tudo isso a mais de 50 milhões de km do controle de solo.

Uma vez capturado, o SO será bio-selado em um sistema de contenção secundário e colocado dentro do Veículo de Entrada na Terra (EEV), efetivamente um terceiro sistema de contenção, para garantir que as amostras preciosas cheguem à superfície da Terra intactas para o máximo retorno científico. Em seguida, levará mais um ano para que o ERO retorne à Terra, onde enviará o EEV em uma trajetória precisa em direção a um local de pouso predefinido, antes de entrar em uma órbita estável ao redor do sol. Após o desembarque, as amostras serão transferidas para uma instalação de manuseio especializada, onde serão colocadas em quarentena. Assim que os tubos de amostra forem abertos, as medições iniciais serão feitas para gerar um catálogo detalhado, permitindo que partes específicas das amostras sejam direcionadas para investigações científicas especializadas.

A Airbus terá responsabilidade geral pela missão ERO, desenvolvendo a espaçonave em Toulouse e conduzindo a análise da missão em Stevenage. A Thales Alenia Space Turin também terá um papel importante, montando a espaçonave, desenvolvendo o sistema de comunicação e fornecendo o Módulo de Inserção Orbit. A missão de habilitar os motores iônicos RIT-2X será fornecida pelo ArianeGroup.

Sobre Mars Sample Return

Mars Sample Return é um conjunto de três missões lançadas separadamente, que juntas atingirão o objetivo de retornar amostras de Marte à Terra antes do final de 2031. O rover Mars 2020 liderado pela NASA, conhecido como Perseverance, foi lançado em julho 2020 para pousar em Marte em fevereiro de 2021. A Perseverance irá adquirir amostras de Marte, armazená-las em tubos de amostra e deixar os tubos em um ou mais depósitos para coleta posterior pela missão SRL e seu Sample Fetch Rover europeu.

Sample Fetch Rover

O SRL conduzido pela NASA deve ser lançado em 2026 e compreende uma plataforma de superfície com um braço robótico europeu de transferência de amostras (STA), o Sample Fetch Rover (SFR) e um Mars Ascent Vehicle (MAV). A plataforma de superfície pousará nas proximidades do depósito de tubos de amostra na cratera de Jezero. SFR irá navegar, localizar e coletar os tubos de amostra e retornar à plataforma do módulo de pouso. O STA transferirá os tubos de amostra para a Amostra Orbital (OS) e carregará o OS a bordo do MAV. O MAV lançará o sistema operacional na órbita de Marte, onde ERO estará esperando para se encontrar e capturá-lo.

O Earth Return Orbiter (ERO) liderado pela ESA também será lançado em 2026 e terá a bordo o Sistema de Captura, Contenção e Retorno liderado pela NASA (CCRS), que tratará e selará o sistema operacional e fornecerá a Terra Veículo de entrada (EEV). O ERO chegará na órbita de Marte a tempo para fornecer cobertura de comunicações para a entrada, descida e pouso do SRL, operações de superfície e o lançamento do MAV, colocando o sistema operacional na órbita de Marte.

Mars Ascent Vehicle – MAV

O ERO terá que detectar, reunir-se e capturar o sistema operacional. O SO será então bio-selado e transferido para o EEV antes que o ERO volte para a Terra. Ao se aproximar da Terra, o ERO lançará o Sistema de Entrada da Terra em uma trajetória de entrada da Terra. Após pousar no deserto de Utah, as amostras são transferidas para uma instalação de recebimento e curadoria de amostras.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Airbus

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