Por Willian Ferreira
Um fato curioso aconteceu no final da semana passada no fórum oficial do War Thunder, onde um usuário estava querendo que a equipe de desenvolvimento mudasse o visual do tanque de guerra Challenger 2 no jogo. Esse pedido acabou gerando uma discussão no fórum entre os jogadores e, para mostrar que estava certo, o usuário simplesmente vazou documentos confidenciais de defesa do Reino Unido mostrando detalhes da construção e design do tanque de guerra.
O jogador, que se identificava como comandante do Regimento de Tanques Real do Reino Unido, publicou partes do Challenger 2 AESP ( ‘Publicação de Suporte de Equipamento do Exército’, que é tipo um manual de usuário) na discussão. Com isso, ele buscava alertar o estúdio Gaijin Entertainment para os erros do modelo no seu jogo, mas ele acabou mesmo foi chamando a atenção do Ministério da Defesa do Reino Unido.
Mesmo as imagens supostamente apresentando um aviso de “não classificado”, um porta-voz do Ministério da Defesa entrou em contato com os moderadores do fórum, avisando sobre o vazamento. Segundo os moderadores do fórum do jogo, as autoridades afirmaram que as imagens compartilhadas na discussão eram secretas, ainda classificadas e proibidas para a circulação pública.
“Recebemos confirmação por escrito [do Ministério da Defesa] de que este documento continua sigiloso. Ao continuar a divulgá-lo, você está violando a Lei de Segredos Oficiais, conforme declarado na advertência na capa do documento, um crime que pode levar a uma pena de prisão de até 14 anos se processado.”
– afirmou o moderador técnico sênior do fórum do War Thunder, Templar.
Após isso, a Gaijin resolveu de uma vez por todas as discussões sobre a mudança do visual do tanque, afirmando que não baseia o seu desenvolvimento em “material de origem inválido”. A empresa garante que só altera visuais dos modelos do jogos com base em documentos que já foram desclassificados, mas também apenas após analisar as formas de como esses documentos foram obtidos.
Uma das coisas mais surpreendentes sobre todo esse caso é que aparentemente ele não foi o primeiro, ao menos é o que afirma o gerente de comunidade Smin1080p. Segundo ele, “na última vez em que um documento como esse que foi alegado como ‘não classificado’, ele ainda estava classificado e foi confirmado que nunca deveria ter sido compartilhado”.
Fonte: UKDefenceJournal, Kotaku, GamesRadar, Adrenaline