Por Guilherme Wiltgen
Chegaram ontem (17) a noite ao porto do Rio de Janeiro, os dois primeiros helicópteros Super Lynx modernizados nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, no Reino Unido.
Assinado em Julho de 2014, o contrato prevê um grande atualização de meia-vida em oito aeronaves Super Lynx Mk21A, que inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão. Um abrangente pacote de suporte e treinamento, que inclui um dispositivo de treinamento de voo, também faz parte do contrato.
Os dois primeiros helicópteros Super Lynx Mk21A, o N-4001 e N-4004, iniciaram no dia 9 de junho de 2015 e 18 de julho de 2016, respectivamente, os seus transportes para o Reino Unido, sendo transladados da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) para o Porto do Rio de Janeiro (RJ) a fim de embarcarem em um Navio que os levaram até o Porto de Tilbury, na Inglaterra. Em seguida, foram transportados por via terrestre até Yeovil, onde fica a unidade da Leonardo Helicopters.
No dia 28 de setembro de 2017 e 21 de julho de 2018, o N-4001 e o N-4004 realizaram, respectivamente, com sucesso os seus primeiros voos, cumprindo todos os requisitos programados pela Leonardo Helicopters.
O Super Lynx é a aeronave orgânica dos Escoltas da Marinha do Brasil, e as novas e modernas capacidades vão promover um aumento da operacionalidade do Esquadrão e da Aviação Naval, em prol da Esquadra Brasileira.
O AH-11B também pode operar a partir do PHM Atlântico e, futuramente, das novas Corvetas Classe Tamandaré.
É esperado, para o início da próxima semana, a chegada do N-4001 e do N-4004 no 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1).
Guilherme quais as matriculas a serem modernizadas?
André Luís, boa tarde!
As matrículas dos Super Lynx que serão modernizados são:
N-4001, N-4003, N-4004, N-4005, N-4006, N-4009, N-4010 e a N-4012.
Uma curiosidade é que o N-4010 e 4012, vão passar pelo seu segundo programa de modernização.
Originalmente, estas duas aeronaves eram Westland Lynx Mk21 (SAH-11) N-3027 e N-3025. Após a modernização para Super Lynx Mk21A (AH-11A), também realizada em Yeovil, receberam as matrículas N-4010 e N-4012, respectivamente.
Abs,
Que Bacana , se não for exigir muito , seria bom Melhorar os DENTES e as GARRAS dessas Naves ,, dentes nhac ,nhac ,nhac , muitos dentes , nhac nhac
Bom dia Guilherme há previsão da chegada do terceiro super lynx modernizado?
Souto,
Ainda não tenho essa data mas, em breve vou saber…
Abs,
Guilheme boa tarde, até que ponto esta modernização, aumentou a capacidade operacional de nossos super LINYX, e existe algum grau de comunalidade com os WILD CAT Britânicos, me parece que os motores são do mesmo modelo, mas existe mais alguma coisa? um abraço para Você e o Padilha e obrigado pelo excelente trabalho que vocês fazem, sou ex fuzileiro e depois que conheci o site de vocês, e pude constatar o auto grau de confiabilidade do material que vocês publicam e em como a marinha convida vocês para estarem em eventos que possuem relevância para a instituição e para o país , adotei como minha fonte principal de abastecimento , na área do conhecimento e atualização parabéns a vocês e a toda a equipe do DAN.
Carlos Alexandre,
Primeiramente, obrigado pelas palavras!
Eu e o Padilha trabalhamos muito para manter esse nível de qualidade do DAN, aliado a nossa postura, conquistamos a confiança das Forças Armadas e das empresas do setor aqui e no exterior!
Com relação aos nossos Super Lynx, o percentual de comunalidade chega próximo a 40% com o Wildcat, e vai além dos motores, painel, sensores e aviônicos. Por isso foram apelidados de WildLynx!
Para não ficar me estendendo muito, vou deixar três link’s sobre a modernização do Super Lynx e sobre o Wildcat, onde pontuamos todos os itens da modernização e as suas novas capacidades:
http://www.defesaaereanaval.com.br/wildcat-a-nova-geracao-do-super-lynx/
http://www.defesaaereanaval.com.br/marinha-do-brasil-e-agustawestland-assinam-contrato-para-modernizacao-do-super-lynx/
http://www.defesaaereanaval.com.br/ah-11b-super-lynx-conheca-o-programa-de-modernizacao-na-leonardo-helicopters/
Abs,
?⚓??