A Northrop Grumman deu um primeiro passo crítico para demonstrar que o X-47B Unmanned Air System Combate demonstrador (UCAS) pode ser manobrado de forma segura e sem fio no convés de voo lotado de um porta-aviões. A empresa realizou um ensaio em terra em cooperação com a Marinha dos EUA no início de novembro, que viu a aeronave controlada com sucesso por um novo dispositivo sem fio, portátil chamado de Control Display Unit(CDU).
Desenvolvido pela Northrop Grumman, contratado principal da Marinha dos EUA no programa UCAS Demonstration (UCAS-D), o dispositivo CDU vai permitir que os operadores manobrem o X-47B por controle remoto em um convés de voo de porta aviões.
Durante os testes, a equipe demonstrou a capacidade do CDU para controlar a pressão do motor do X-47B , para rolar a aeronave para frente, frear e parar, para usar seu trem direcional para executar curvas apertadas com precisão e para manobrar a aeronave de forma eficiente em uma catapulta ou fora da área de manobras após um pouso no porta aviões. Segundo a empresa, na prática, o operador irá trabalhar em conjunto com o diretor do convés de vôo para mover o X-47B através da CDU para um local designado. Em pé, na frente da aeronave, o diretor vai usar sinais de mão tradicionais para indicar como, quando e onde a aeronave deve passar, da mesma forma que ele iria se comunicar com um piloto em uma aeronave tripulada. O operador vai ficar atrás do diretor e usar a CDU para duplicar as instruções do diretor com comandos digitais para a aeronave, disse Daryl Martis, diretor de testes do UCAS-D da Northrop Grumman:
“A CDU é fundamental para integrar o X-47B perfeitamente em convés de voo de porta aviões. Ele vai nos permitir mover a aeronave rapidamente e com precisão em direção a catapulta para o lançamento, ou fora da área de desembarque de recuperação seguinte. Ambas as atividades são essenciais para manter o ritmo do convés de vôo. “Em vez de rebocar a aeronave para fora da linha de vôo, agora podemos iniciar o X-47B fora do seu hangar, em seguida, usar a CDU de táxi para a pista ou em uma catapulta para o lançamento. A utilização da CDU é a forma mais eficiente em termos de tempo para deslocar o X-47B na catapulta ou desengatar o gancho, após a aterrisagem.
O programa UCAS-D planeja realizar o seu primeiro lançamento com catapulta em terra com o X-47B ainda este mês. Após o teste o X-47B será levado a bordo de um porta-aviões, e usá-lo para validar o desempenho da CDU em um ambiente convés de voo.
Em 2013, o programa pretende demonstrar a capacidade de um X-47B para operar com segurança a partir de um porta-aviões da marinha, incluindo o lançamento, a recuperação, e as operações de controle de tráfego aéreo.
FONTE: SHEPHARDNEWS
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval