[Atualizado com vídeo] X-47B faz primeiro pouso em Porta-aviões

Foto do X-47B durante os primeiros testes de integração em Maio

O Northrop Grumman X-47B se tornou o primeiro veículo aéreo não tripulado (UAV) para aterrisar a bordo de um porta-aviões ao pousar a bordo de USS George HW Bush (CVN 77) na costa da Virginia 10 de Julho.

O pouso aconteceu às 13:40, no porta-aviões USS George HW Bush e segue o seu primeiro lançamento a partir de um porta-aviões em maio. A aeronave lançada de uma base de terra em Patuxent River, Maryland, voou uma, aproximação falhada pré-planejada antes de completar o pouso histórico.

“Não é muito, muitas vezes você terá um vislumbre do futuro. Hoje, aqueles de nós a bordo do USS George HW Bush tem essa chance como nós testemunhamos o X-47B que fez o seu primeiro pouso a bordo de um porta-aviões”, disse o secretário da Marinha Ray Mabus. “O avião não tripulado operacional em breve a ser desenvolvido tem a oportunidade de mudar radicalmente a forma que presença e poder de combate são operados a partir dos nossos porta-aviões.”

Este teste marca um evento histórico para a aviação naval que os líderes da Marinha acreditam que vai influenciar a forma como a Marinha integra aeronaves tripuladas e não tripuladas no convés de vôo de seus porta-aviões no futuro.

“Hoje nós testemunhamos o momento pedra angular para o programa UCAS Marinha como a equipe perfeitamente realizando operações aéreas integradas a bordo do USS George HW Bush com a aeronave X-47B”, disse o capitão Jaime Engdahl, Gerente de Programa da Marinha para o UCAS. “O nosso desempenho de pouso com precisão, controles de vôo autónomos avançados e controle digital de tráfego aéreo no porta-aviões são um testemunho da inovação e excelência técnica da Marinha e da equipe da Northrop Grumman.”

As várias operações de lançamento e pouso do X-47B no convés de vôo de George HW Bush significam eventos históricos para a aviação naval. Estas demonstrações exibem a disponibilidade da Marinha para avançar com as operações da aviação não tripulada a parti de porta-aviões.

O X-47B está sendo utilizado como um demonstrador de tecnologia para o programa do Veículo Aéreo Não Tripulado de Vigilância e Ataque Lançado de Porta-aviões (UCLASS), que se destina a uma certificação de veículos aéreos não tripulados lançados de porta-aviões.

Quatro empresas receberam contratos de desenvolvimento para desenvolver seus respectivos conceitos: Northrop, Lockheed Martin, Boeing e General Atomics Aeronautical Systems.

FONTE: FlightGlobal / US Navy

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile