X-47B é catapultado pela 1ª vez a partir do USS ‘George H.W.Bush’ (CVN 77)

130514-N-YZ751-635

O X-47B Unmanned Combat Air System Demonstrator (UCAS-D) completou o seu primeiro lançamento da catapulta a partir do USS George H.W. Bush (CVN 77) na costa da Virgínia hoje.

“Hoje nós vimos uma pequena, mas significativa imagem do futuro da nossa Marinha, quando começamos a integração de sistemas não tripulados no ambiente combatente, sem dúvida, o mais complexo que existe hoje: o convés de voo de um porta-aviões movido a energia nuclear”, disse o Vice-Almirante David Buss, comandante das forças aéreas navais da Marinha.”Air Boss”

A aeronave não tripulada lançada a partir do convés do USS George H.W.Bush, as 11:18 foi executado com várias passagens baixas previstas sobre o navio e com segurança voou por toda a baía de Chesapeake para pousar no Naval Air Station Patuxent River, Maryland, depois de um voo de 65 minutos.

Buss chamou o lançamento de um “divisor de águas” na aviação naval e disse que espera que a partir de agora, por muitos anos, um futuro “Air Boss” terá uma imagem do X-47B sendo lançado do “Bush” trás de sua mesa, assim como ele tem uma imagem do pouso do pioneiro da aviação Eugene Ely no convés de um navio em 1911, atrás de sua mesa hoje.

Completando mais um importante etapa para o programa UCAS-D, a equipe demonstrou a capacidade de navegar com precisão o X-47B no espaço aéreo controlado em torno de um porta-aviões no mar e perfeitamente passar o controle da aeronave a partir de um “operador de missão” a bordo do navio, para outro localizado no Mission Control Center Teste em NAS Patuxent Rio para o pouso.

“O voo de hoje demonstrou que o X-47B é capaz de operar a partir de um porta aviões, hand-off a partir de uma estação de controle de missão para outro, voar através do espaço aéreo nacional e ser recuperado em outro local, sem degradação na segurança e precisão”, disse Matt Funk, engenheiro de teste para o programa UCAS da Marinha.

Antes do lançamento da catapulta na terça-feira, a equipe de teste também realizou o manuseamento do UCAS no deck e os ensaios de integração de navio para demonstrar a capacidade de operar com segurança o X-47B no ambiente dinâmico e implacável de um convés de voo de um porta aviões.

“Este evento é uma prova do trabalho em equipe, profissionalismo e competência de todos os envolvidos com o programa X-47B”, disse o contra-almirante Mat Winter, diretor executivo do programa para aviação não tripulada e armas de ataque. “Seu trabalho vai impactar positivamente o futuro desenvolvimento da aviação não-tripulada para os próximos anos.”

Ao longo das próximas semanas, a aeronave X-47B vai voar realizando passagens baixas sobre o navio várias vezes, realizar pitch down e, eventualmente pousar no convés de voo , disse o capitão Jaime Engdahl, UCAS Program Manager.

A equipe UCAS vai realizar testes adicionais com o X-47B em NAS Patuxent River, nos próximos meses antes de seu derradeiro teste final com o pouso enganchado no porta aviões, como demonstrou no pouso enganchado em terra feito no final deste verão.

FONTE E FOTOS: US Navy

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile