X-47B conclui primeiros testes embarcados no USS ‘Harry S. Truman’

X-47B Unmanned Combat Air System (UCAS) demonstrator taxies on the flight deck of the aircraft carrier USS Harry S. Truman (CVN 75).

O demonstrador do X-47B Unmanned Combat Air System (UCAS) completou a primeira fase de testes no mar a bordo do porta-aviões nuclear USS Harry S. Truman (CVN 75), no dia 18 de dezembro.

A primeira aeronave do tipo a embarcar em um navio da US navy, o X-47B realizou ensaios destinados a avaliar a viabilidade da operação de um sistema não tripulado a bordo de um porta-aviões.

Dentre os vários testes realizados, o X-47B foi manobrado pelos tratores do porta-aviões, realizou taxi no convoo por meio da CDU (Control Display Unit), e testou o seu controle digital do motor em ambientes permeados por campos eletromagnéticos.

“O sistema teve uma performance excepcional”, disse Don Blottenberger, gerente do programa N-UCAS Program Office (PMA-268). “Nós aprendemos muito sobre o ambiente a bordo e como a aeronave é compatível com o convoo, hangares e com os sistemas de comunicação.”

“Nós validamos as nossas capacidades em um porta-aviões”, disse Mike Mackey, diretor do programa na Northrop Grumman. “Adquirimos um conhecimento que nunca poderíamos ter ganho em qualquer outro lugar, exceto em um porta-aviões. Ele foi perfeito para a equipe. Demonstramos a maturidade do programa e a capacidade da nossa equipe para interagir com os tripulantes e com o navio, que foi uma das coisas mais importantes que nós fizemos.”

Mackey disse que os dados de desempenho da aeronave, coletados durante todo o período de duas semanas de testes a bordo, vão contribuir para os futuros programas de aviões não tripulados.

Embora o X-47B, como avião de demonstração, nunca entre em produção, Blottenberger disse que os marinheiros poderão um dia ver aeronaves semelhantes operando nos navios.

“Muitos dos tripulantes do Truman vão levar esta experiência com eles”, disse Blottenberger. “Eu penso que todo esse interesse vai ajudar em diferentes programas, tanto os tripulados quanto os não tripulados. Felizmente, este impacto vai beneficiar as futuras tecnologias.”

Os tripulantes do Truman tiveram a experiência de trabalhar com o X-47B, manobrando a aeronave tanto no convoo, como nos hangares.

O Lt. Cmdr. Larry Tarver, oficial de manobra das aeronaves do Truman, disse que a sua experiência com o UCAS-D, durante o teste, foi muito interessante. “Eu acredito que nossos marinheiros interagiram com o sistema facilmente”, disse Tarver. “Conseguir que os marinheiros ajudassem e participassem foi muito fácil, pois todo mundo estava curioso e animado para trabalhar com ele. Além destas pequenas diferenças, a aeronave foi movida basicamente como qualquer outra aeronave do porta-aviões, enquanto taxiava pelos seus próprios meios.”

Tarver acredita que aeronaves como o X-47B, serão facilmente utilizados em porta-aviões no futuro

“Mover o UCAS-D pelo convoo era muito similar à forma de mover as outra aeronaves”, disse o Aviation Boatswain’s Mate (Handling) 3rd Class Daniel Colon, supervisor do departamento aéreo V-3 do Truman. “Nós fomos o único porta-aviões a ter esta experiência, até agora, isto faz com que eu tenha orgulho de estar entre os primeiros marinheiros a testar esta aeronave. Eu sei que a minha equipe toda se sente do mesmo jeito”.

Blottenberger atribuiu grande parte do sucesso do UCAS-D a sinergia entre a tripulação do Truman e da equipe de apoio.

“Cerca de 40% da nossa equipe de teste, nunca tinha estado a bordo de um navio da Marinha”, disse Blottenberger. “Eu acho que expandimos os horizontes da equipe presenciando a complexidade envolvida na gestão e organização de um navio de forma eficaz. A equipe do Truman foi excelente. Há inúmeros exemplos de apoio, a lista de marinheiros é muito grande e passa por quase todos os departamentos à bordo. Eu não poderia imaginar uma melhor experiência para a equipe de teste.”

O Capt. Robert S. Roth, commanding officer, disse que os marinheiros se beneficiaram igualmente do embarque do D-UCAS. “Era óbvio a curiosidade dos tripulantes na nova aeronave e um tremendo entusiasmo deles em fazer parte deste teste revolucionário”,disse Roth, após um evento em homenagem a parceria construída entre as equipes do Truman e do N-UCAS. “Estes testes foram a combinação perfeita de uma equipe que conhece o ambiente para a operação de aeronaves no mar e uma equipe com impressionantes novas tecnologias. Nossa tripulação tem grande orgulho de fazer parte desta história da Aviação Naval.”

Com os testes embarcados do X-47B concluídos, Blottenberger disse que a aeronave agora voltará a NAS Patuxent River, para mais testes e que já está programado para embarcar em outro porta-aviões, em meados de 2013.

“Eu acredito que este é apenas o início”, disse Blottenberger. “Nós estamos entrando com o UCAS-D no próximo ano com tudo o que aprendemos a bordo do Truman. Estamos planejando embarcá-lo em um outro porta-aviões para realizar lançamentos pela catapulta, catrapos e os testes de reabastecimento. Há muito trabalho pela frente para o nosso programa. Vejo o teste no Truman como o início da integração da futura aviação não tripulada à Esquadra.”

A Northrop Grumman é a principal fornecedora da tecnologia do UCAS-D X-47B para a US Navy. A empresa projetou e produziu douas aeronaves X-47B para o programa. Uma aeronave estava no navio, e a outra permaneceu em Patuxent River, onde está passando por testes adicionais em solo, para adaptação ao porta-aviões.

A equipe industrial no UCAS-D, da Northrop Grumman, inclui as empresas Pratt & Whitney, Lockheed Martin, GKN Aerospace, Eaton, General Electric, UTC Aerospace Systems, Dell, Honeywell, Moog, Wind River, Parker Aerospace e Rockwell Collins.

FONTE e FOTOS: US Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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