Por Guilherme Wiltgen
Há cinco anos, em 29 de setembro de 2017, ocorreu o primeiro voo do helicóptero Super Lynx Mk21B N-4001 (ZH962) nas instalações da Leonardo Helicopters UK, em Yeovil, no Reino Unido.
O AH-11B WildLynx N-4001 foi o primeiro, de oito helicópteros Super Lynx Mk21A, a passar pelo processo de modernização para a versão Mk21B.
O voo foi bem sucedido, tendo o helicóptero cumprindo todos os requisitos programados pelo fabricante, se tornando um importante marco do programa de modernização que está proporcionando ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) contar com uma aeronave atualizada, com melhor desempenho e eficácia no cumprimento de sua missão, garantindo à Marinha do Brasil empregar uma aeronave apta a operar no moderno teatro de operações naval e para proteger a Amazônia Azul.
A modernização
O Super Lynx Mk21B é alimentado por dois motores LHTEC CTS800-4N, já utilizados nos helicópteros Super Lynx 300 e AW159 Wildcat, que fornecem ao helicóptero grandes melhorias de desempenho, especialmente em ambientes quentes, aumentando a carga e a eficácia da missão.
Um novo glass cockpit, compatível ao uso de óculos de visão noturna (OVN), está complementado por uma avançada suite aviônica, que inclui um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, auxílio de navegação civil, incluindo um sistema de prevenção de colisão de tráfego aéreo (TCAS), sistema de identificação automática (AIS), receptor de aviso de radar/medidas de vigilância eletrônica integradas com dispensadores de contramedidas e um novo Hoist (guinco) elétrico de resgate.
O Lynx na Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil opera com a família do helicóptero Lynx desde 1978, quando recebeu nove helicópteros Lynx Mk21, designados SAH-11, que foram incorporados ao recém ativado 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (HA-1).
Em julho de 1996, a Marinha do Brasil recebeu o primeiro Super Lynx Mk21A. Na ocasião, o programa de modernização contemplou cinco, dos nove Lynx Mk21 originais, que passaram pelo processo de atualização para o padrão Mk21A, e aquisição de nove helicópteros Super Lynx Mk21 novos de fábrica. Devido às capacidades adquiridas, o HA-1 recebeu a nova designação de 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque.
Em 22 de janeiro de 2019, os dois primeiros helicópteros Super Lynx modernizados, o N-4001 e N-4004, chegaram às dependências do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), onde receberam a denominação de AH-11B. No dia 10 de janeiro de 2020, o HA-1 recebeu a terceira aeronave modernizada (N-4005) e no dia 26 de janeiro de 2021 o quarto WildLynx (N-4003).
O Brasil foi um dos primeiros clientes de exportação do Lynx e veio a se tornar também o primeiro a realizar a atualização do Lynx para a versão Super Lynx.
Até o momento, quatro helicópteros foram entregues (N-4001, N-4003, N-4004 e o N-4005) e quatro (N-4006, N-4009, N-4010 e o N-4012) estão em Yeovil passando pelo processo de modernização, com previsão de novas entregas para 2023.