Vulcan XH558 ligará seus motores pela última vez em 20 de novembro

Por Clement Charpentreau

O Vulcan XH558 ligará seus motores uma última vez em 20 de novembro de 2022, antes de sua aposentadoria em 2023. Desde o seu último voo em 28 de outubro de 2015, o XH558, o último exemplar aéreo do Avro Vulcan, foi mantido em condições de voo no Aeroporto de Doncaster Sheffield (DSA). No entanto, como a DSA está para fechar permanentemente até o final de 2022, o “espírito da Grã -Bretanha” terá que se mudar para outro local.

Um voo final de balsa foi inicialmente considerado, mas foi considerado muito caro pelo Vulcan to the Sky Trust, a organização encarregada de manter o bombardeiro. Assim, a aeronave terá que ser desmontada para realocação.

Antes do desmantelamento e realocação, que acontecem em junho de 2023, o público está convidado a participar do acionamento final dos quatro motores Olympus do bombardeiro.

“Com o coração pesado, em 20 de novembro, às 10h às 14h [GMT], você poderá ver os últimos testes de motor de todos os tempos do XH558 antes de ser colocado para dormir para sempre”, uma página de fãs em campanha para salvar o bombardeiro anunciou no Facebook. “Um final triste para o melhor exemplar dos bombardeiros Vulcan restantes.”

O Avro Vulcan XH558 “Spirit of Great Britain” foi o último Vulcan no serviço militar. Depois de passar a maior parte de sua carreira de bombardeiro em reparos após um choque com pássaros em 1975, a aeronave teve muito pouco tempo de vôo quando surgiu a necessidade dos reabastecedores aéreos. Assim, foi uma das seis aeronaves a serem convertidas para a variante K2 Tanker.

Depois de deixar o serviço ativo, o XH558 foi selecionado como a aeronave do voo no Vulcan Display da RAF e continuou a voar em vários shows aéreos até 1992.

Ao se tornar uma aeronave civil, o Vulcan ficou aterrado por 14 anos. Voou apenas em 2007 sob a iniciativa do Vulcan ao Sky Trust. O Avro Vulcan XH558 participou de vários shows aéreos nos anos seguintes, com sua melhor aparição ocorrendo no Riat Air Show em 2015. Foi então transportado para a DSA e está lá desde então.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Aerotime Hub

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