Voa primeiro Mirage 2000 indiano atualizado pela Dassault

M2kH

A Dassault realizou o primeiro voo de um caça Mirage 2000 atualizado para a força aérea indiana na base aérea de Istres, na França, no dia 5 de outubro.

A atividade foi realizada com a primeira das duas aeronaves a serem atualizadas na França como protótipos e as 47 aeronaves restantes do programa, devem ser modificadas na Índia pela Hindustan Aeronautics (HAL) em Bangalore. A atualização 2.4 bilhões de dólares foi originalmente contratada para 51 aeronaves, mas duas foram perdidas no ano passado devido a problemas no motor.

A Dassault irá certificar a capacidade operacional inicial (IOC) desta atualização e providenciará o fornecimento dos equipamentos relacionados à IOC junto com a Thales para a HAL . A capacidade operacional final (FOC ), deve ser obtida pela HAL, após a qual, o restante das aeronaves serão atualizadas. A HAL irá também atualizar ainda, mais as duas aeronaves para obter o padrão desejado pela FOC.

A atualização inclui a instalação do radar RDY da Thales, sistemas de vôo atualizados com sistema HMD, de ‘mira no capacete’, aviônicos atualizados com uma nova suíte de guerra eletrônica e um link de dados operacional. Em janeiro de 2012 , a força aérea indiana selecionou os mísseis Mica da MBDA como a arma ar-ar padrão para os seus Mirage 2000 atualizados. Com isso foi realizada uma encomenda no valor de 950 milhões de Euros para aproximadamente 500 mísseis.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile