Por Guilherme Wiltgen
O Exército Popular de Libertação da China, realizou com sucesso o primeiro voo de seu novo helicóptero na segunda-feira (23.12).
O novo modelo, da categoria de helicópteros de médio porte de emprego geral, completou seu voo de testes em um aeroporto no nordeste do país na manhã do dia 23, conforme informou a CCTV.
Chamado “oficiosamente” de Z-20, um codinome que está em linha com o padrão de nomenclatura dos modelos de helicópteros militares chineses, o que mais chama a atenção e a semelhança exterior da aeronave chinesa com a da família de helicópteros de origem norte-americana “Black Hawk”, fabricada pela Sikorsky.
Especula-se que o rotor principal com cinco pás, diferentemente do Black Hawk que possui quatro, proporcionará melhor performance em operações em grandes altitudes, além disso, espera-se que a flexibilidade do novo helicóptero possa proporcionar a realização de uma gama de missões, tais como transporte aeromóvel, guerra eletrônica e operações especiais, podendo ainda ser utilizado a bordo dos navios da PLA Navy, inclusive no navio-aeródromo Liaoning (CV 16).