Por Guilherme Wiltgen
Acompanhe a decolagem do AH-11B Super Lynx N-4001 do patio de aeronaves da Leonardo Helicopters em Yeovil, no Reino Unido, a bordo da versão modernizada do Super Lynx da Marinha do Brasil.
A aeronave modernizada, designada Super Lynx Mk21B, também recebeu um Full Glass Cockpit, que pode ser visto no vídeo, sendo nítido a similaridade com o painel do AW159. O novo painel é totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados e dispensers de contramedidas (Chaff/Flare).
Outro ponto a se observar no vídeo são os novos motores LHTEC CTS800-4N, os mesmo utilizados no AW159. A introdução deste motor alterou a tomada de ar e a saída dos gases quentes, em comparação com o R&R GEM 42-1 Mk1017, que equipa a versão Mk21A. As diferenças podem ser observadas comparando as fotos abaixo.
O CTS800-4N fornecerá ao Super Lynx brasileiro grandes melhorias de desempenho em ambientes quentes e altos, permitindo aumento da carga útil e uma extensa área de operação.
O Programa de Modernização das aeronaves Super Lynx prevê a entrega, ainda este ano, de três das oito aeronaves a serem modernizadas, com as demais sendo recebidas pela Marinha do Brasil até 2020.