Um caça russo Sukhoi Su-30SM e dois F-35A Lightning II da Força Aérea Italiana estiveram envolvidos em uma interceptação aérea sobre o Mar Báltico, segundo relatos.
O vídeo mostra um Su-30SM Flanker russo e dois F-35 voando em algum lugar ao largo da Estônia, onde os caças stealth italianos estão desdobrados conduzindo o Quick Reaction Alert (QRA), como parte da Missão da OTAN de policiamento aéreo do Báltico.
Os caças F-35A podem ser vistos se aproximando de uma aeronave de transporte An-12 russa, que era escoltada por um caça Su-30SM para Kaliningrado.
Assim que o F-35A se aproximou do An-12, o Su-30SM voou repentinamente perto do caça italiano, forçando-o a recuar.
Os caças F-35A envolvidos nesta interceptação vieram da Base Aérea de Amendola, no sudeste da Itália, primeira unidade da Aeronautica Militare a operar o Lightning II em 2016 e a primeira na Europa a receber a IOC em 2018.
Especula-se que a decisão de enviar um Su-30SM para realizar a escolta pelo Báltico pode ter sido baseada em informações da inteligência de que um F-35 estaria presente e poderia fornecer uma oportunidade de encontrar com o caça de fabricação norte-americana.
COLABOROU: Marcos Henrique