Por Guilherme Wiltgen
O Gripen E 6002 realizou teste de lançamento de armas empregando o míssil ar-ar IRIS-T, que foi adquirido pela Força Aérea Brasileira para o F-39E Gripen.
O 6002 é o primeiro de produção em série e primeiro com o painel WAD, destinado à Força Aérea Sueca (Swedish Air Force – SwAF).
O IRIS-T é um programa liderado pela Alemanha, que desenvolveu o míssil infravermelho ar-ar de curto alcance para substituir o AIM-9 Sidewinder, empregado em alguns países membros da OTAN. Qualquer aeronave capaz de disparar o Sidewinder também é capaz de lançar o IRIS-T.
IRIS-T na FAB
Em 17/12/21, a Força Aérea Brasileira assinou contrato para aquisição de novo lote de mísseis IRIS-T.
Sendo um míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas, o IRIS-T tem emprego de curta distância (até 30 Km). Assim como na Suécia, a FAB vai empregar o IRIS-T com o Meteor, que possui capacidade contra alvos a longa distância, os dois mísseis no estado da arte aumentarão o poder de combate e as chances de sucesso contra os possíveis oponentes.
O moderno sistema de armas adquirido pela FAB vai garantir, de forma mais efetiva, a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.