O Lockheed Martin F-35B completou o seu primeiro teste de lançamento de armas guiadas, atingindo um tanque com uma GBU-12 Paveway II, de acordo com a Lockheed Martin.
O teste aconteceu em 29 de outubro, na área de teste de armas de precisão da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, disse a Lockheed em um comunicado à imprensa .
A GBU-12, que integra a bomba de uso geral de 227 kg com um sistema de guiagem à laser e aletas de direcionamento em vôo, não continha uma carga explosiva.
O F-35B , de decolagem curta e pouso vertical, lançou a arma a 25.000 pés e a bomba acertou o alvo em 35 segundos segundo a Lockheed.
O piloto, dos Fuzileiros Navais Maj Richard Rusnok, identificou, designou e acompanhou o alvo usando o sistema eletro-óptico do F -35, que segundo a Lockheed é o primeiro sensor a combinar busca e rastreamento por infravermelho e um designador a laser.
“Este teste de lançamento de armas guiadas de uma GBU-12 marca a primeira vez que o F-35 se tornou verdadeiramente um sistema de armas”, diz Rusnok no comunicado. “Isso representa mais um passo importante no desenvolvimento deste programa”.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval