A classe Mistral da Marinha russa pode ter a sua capacidade de projeção de poder muito melhorada, graças a uma versão especial do helicóptero de ataque Kamov Ka-52 Alligator. A Marinha russa está desenvolvendo uma versão chamada de “Ka-52K” para equipar os quatro navios da classe Mistral, comprados de França.
O Ka-52K é uma versão navalisada do helicóptero de combate terrestre Ka-52 Alligator, sendo que a versão naval do Alligator será especialmente equipada para realizar missões de ataque contra alvos no mar e na terra, o que requer diferentes sensores e armamentos diferentes dos utilizados hoje pelo Ka-52.
A principal diferença será o radar: Uma versão modificada do radar AESA Zhuk-A, utilizado no caça Mig-35, está sendo modificado para se encaixar no nariz Ka-52K. Este será um grande passo à frente em comparação com o atual Ka-52, pois este radar é um dos mais avançados até o momento na Rússia. O radar possui um alcance de 130km podendo detectar mais de 30 alvos.
Ka-52K também contará com as pás do rotor principal e as asas de suporte dos armamentos dobráveis, facilitando assim a hangarem das aeronaves, tratamento anti-corrosão e sistemas necessários para que o helicóptero possa operar a partir do navio.
Outra melhoria significativa para o Ka-52K, sobre o Ka-52, é a possibilidade de lançar os mísseis anti-navio Kh-31 (AS-17 “Krypton”) e Kh-35 (AS-20 “Kayak”).
O Kh-31 é um míssil de cruzeiro com alcance de mais de 100Km, capaz de atingir velocidade supersônica voando rente a superfície do mar, possuíndo uma ogiva de 100kg. Já o míssil anti-navio Kh-35V é subsônico (Mach 0,8) com alcance de aproximadamente 130km, transporta uma ogiva de 145 kg e também voa rente ao mar.
Cada navio da classe Mistral russa será configurado para embarcar pelo menos oito helicópteros Ka-52K, tornando o navio uma potente ferramenta para a Marinha Russa em termos de projeção de poder no mar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval