Venezuela teria fechado a compra do avião de treinamento chinês L15 “Falcon”

l15_falcon_jet_trainer

A Venezuela teria fechado a compra de jatos chineses Hongdu L15 Falcon, para o treinamento avançado de seus pilotos, esta noticia foi ventilada nesta terça feira 08/04, e que segundo o site Defensa, a aquisição já teria sido confirmada no final de março último pela ministra da Defesa da Venezuela, Carmen Meléndez Rivas.

O interesse do governo de Caracas por esses jatos LIFT (Lead-In Fighter Trainer), os quais foram desenvolvidos para prover treinamento avançado visando conversão operacional de pilotos para modelos de caças avançados, remonta ao final da década passada.

No final de 2013 o negócio teria sido fechado numa negociação entre os dois governos, com a intermediação da China National Aero-Technology Export & Import Corporation. Outras opções haviam sido analisadas até então, entre elas, o jato LIFT russo Yakovlev Yak-130.

O Hongdu L15 Falcon, o qual realizou seu voo inaugural em 2006, possui comprimento de 12,27 metros, envergadura de 9,48 metros e altura de 4,81 metros.

Dotado de design semelhante ao Yak-130 russo e ao M-346 da Alenia Aermacchi, o L15 reúne características que o enquadram na categoria de jatos militares de treinamento avançado LIFT associada à relativa capacidade de combate ar-ar e ar-solo. O L15 pode voar a altitudes de até 16 km e sustentar  velocidade máxima de Mach 1.4.

FONTE : Defensa.com

Sair da versão mobile