Por Emídio Neto
No momento, a Esquadrilha da Fumaça está em fase de implantação de sua nova aeronave, o Embraer-314, ou apenas A-29 Super Tucano na FAB. Este processo iniciou-se em abril de 2013 com uma etapa inicial, denominada “Formação e Adestramento na Aeronave A-29” com duração de três meses, onde os pilotos passaram a voar o Super Tucano. Esta segunda e atual fase, denominada “Desenvolvimento Operacional da Aeronave A-29 na Missão do EDA” teve início no final de junho de 2013 e está em pleno andamento.
A missão de treinamento está sendo cumprida na BANT, que fica na cidade de Parnamirim, no Rio grande do Norte, porém faz parte da Grande Natal, capital potiguar. A missão conta com um contingente de 43 militares, sendo: 13 pilotos e mais os oficiais e graduados de funções diversas, além de um representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) que dá suporte técnico ao esquadrão. No translado entre a sede do EDA, em Pirassununga/SP para Natal/RN, a equipe foi transportada em nove aeronaves A-29 equipadas com tanques suplementares externos como apoio de um C-130 Hercules do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte Aéreo (1º/1º GTT) da base Aérea do Galeão.
Os atuais pilotos do EDA e suas posições na esquadrilha são:
Além dos oficiais aviadores (pilotos), para que os aviões possam voar com total desempenho, segurança e para garantir a boa realização das atividades administrativas há uma equipe de graduados especialistas apelidados pelos pilotos de “Anjos da Guarda”. Complementam o EDA um oficial de manutenção, um oficial médico, oficiais de comunicação social e um grupo de soldados.
O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressalta que o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos em longa distância, intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º) GAV, que o pera o A-29 Super Tucano a mais tempo na Força Aérea Brasileira. Também serão praticados procedimentos de emergência nas duas unidades de simuladores de voo do A-29 existentes na BANT.
O DAN agradece pelo apoio ao Ten-Cel Gobett (Comandante do EDA), do Tenente Andrews (Comunicação Social da BANT) e da Tenente Josiane (Comunicação Social do EDA).