USMC explora conceitos operacionais para emprego do F-35B

F-35B e V-22 durante os testes no WASP

Os Marines dos EUA estão trabalhando em vários conceitos operacionais diferentes para emprego dos seus F-35B STOVL (pouso curto e decolagem vertical), de acordo com um oficial sênior no Paris Air Show.

Os pilotos nas escolas de armas do USMC vem trabalhando no detalhamento das novas táticas, diz o Tenente-General Robert Schmidle, vice-comandante do serviço para aviação.

Após o USMC declarar o F-35B operacional em 2015 com o software interino Block 2B, o primeiro esquadrão operacional, VMFA-121, vai mudar-se para Iwakuni, Japão. Além disso, durante o mesmo ano, seis jatos do esquadrão irão operar à bordo do USS Makin Island, um navio de assalto anfíbio de deck grande. O navio é o primeiro que está sendo modificado para lidar com as necessidades específicas do F-35B, diz Schmidle.

Esse primeiro deslocamento operacional do F-35B com a Unidade Expedicionária 31 da Marinha representa um conceito de operação, onde a aeronave irá operar com um mix de Bell-Boeing MV-22 e de helicópteros Bell UH-1Y e AH-1Z.

UH-1Y e MV-22

Um segundo conceito a ser analisado é implantar todo um esquadrão de 16 F-35Bs à bordo de um navio de assalto anfíbio, juntamente com seis MV-22. Esses MV-22 seriam equipado com um kit de reabastecimento aéreo roll-on/roll-off que estenderia o alcance do F-35B, diz Schmidle. O MV-22 vai ser testado neste “verão” com o kit de reabastecimento aéreo.

F-35B durante REVO com KC-130J… O MV-22 será testado para essa função ainda em 2013.

Esse conceito de operação conjunta de F-35Bs e MV-22 também pode operar em terra implementando o conceito de operações distribuídas do USMC, aonde um pequeno número de caças seria baseado em vários aeródromos provisórios, diz Schmidle. O MV-22 apoiaria os jatos com suprimentos e reabastecimento em vôo, diz ele. Os jatos também podem se mover a cada poucos dias para dificultar a detecção de inimigos.

Um terceiro conceito, que está sendo projetado para gerar o maior número possível de missões, também está sendo verificado, diz Schmidle. O navio de assalto iria operar com 20 caças F-35B para esse papel, diz Schmidle. O navio pode transportar até 23 aeronaves, mas porque o espaço seria apertado, provavelmente não seria viável operar em capacidade máxima a partir de um navio de assalto anfíbio.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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