Por Gareth Jennings
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) reformou e voltou a operar um segundo bombardeiro estratégico Boeing B-52 Stratofortress do “cemitério” da Base Aérea Davis-Monthan (AFB) no Arizona.
A aeronave 60-034 havia sido armazenada pelo 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial desde 2008. Ela foi transportada da Base Aérea Davis-Monthan para a Base Aérea Barksdale, Louisiana, em maio de 2019, antes da reforma e entrega em sua nova casa, a Base Aérea Minot, Dakota do Norte, em 9 de março.
Apelidada de ‘Wise Guy’, esta aeronave exigiu 550 pessoas em várias disciplinas de manutenção para restaurá-la, custando aproximadamente US$ 30 milhões. O ‘Wise Guy’ é um dos dois bombardeiros B-52H recentemente retornados ao serviço para trazer a frota de volta para 77 unidades após duas perdas por acidente.
A primeira aeronave, apelidada de ‘Ghost Rider’, voou da Base Aérea Davis-Monthan para a Base Aérea Barksdale em 2015 e entregue à Base Aérea Minot em setembro de 2016. No auge de sua força, as forças com B-52 da Força Aérea dos EUA (USAF) compreendia cerca de 744 aeronaves, embora esse número tenha sido reduzido de acordo com o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START) com a Rússia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s