USAF pode fazer Leasing de jatos de treinamento enquanto os T-7A ‘Red Hawk’ não chegam




Por Valerie Insinna

WASHINGTON – A Força Aérea dos EUA (USAF), quer alugar treinadores avançados já no próximo verão, enquanto aguarda o T-7A Red Hawk da Boeing-Saab, criando uma oportunidade para os dois jatos de treinamento que perderam para o Red Hawk durante a competição TX.

A Força Aérea pretende abrir uma competição para jatos de treinamento que o ajudem a testar um novo conceito de treinamento chamado “Rebuilding the Forge,” ou “Reforge,” para acelerar o tempo necessário para produzir um piloto experiente, disse o general Mike Holmes, chefe do Comando de Combate Aéreo, em 22 de junho.

A USAF inicialmente pretendia alugar jatos T-50A, originalmente fabricados pela Korea Aerospace Industries, da Hillwood Aviation, de acordo com uma solicitação de fontes divulgada em janeiro. Mas desde então, outras empresas expressaram o desejo de fazer uma oferta, chamada RFX, e Holmes confirmou que a Força Aérea planeja permitir que empresas externas proponham opções alternativas.

Boeing-Saab T-7A ‘Red Hawk’

“Em nossa pesquisa inicial de mercado, havia um pensamento de que poderia haver apenas um avião que seria oferecido contra ele. Mas, à medida que realizávamos mais pesquisas de mercado, descobrimos que havia várias pessoas queriam fazer lances, e que iriam fazer lances com dois aviões diferentes pelo menos”, disse Holmes a repórteres durante um evento organizado pelo Mitchell Institute for Aerospace Estudos.

“Certamente a concorrência é de nosso interesse, então queremos ter essa competição para ver quem pode entrar e a um custo acessível. E, francamente, nossos orçamentos são apertados”, acrescentou.

O objetivo do Reforge, disse Holmes, é produzir pilotos de caça experientes sem ter que submeter os operadores ao “curso básico” atualmente exigido por qualquer aluno que nunca tenha pilotado um caça.

“Propusemos alugar alguns aviões enquanto aguardamos a chegada do T-7A e fazer alguns experimentos junto com o AETC [Comando de Educação e Treinamento Aéreo] para tentar descobrir qual o melhor uso desse novo T-7A que vamos comprar”, disse Holmes. “Acreditamos que tirar proveito das capacidades desse novo treinador, juntamente com os sistemas de treinamento [virtuais] que a AETC visualizou e estreou, nos oferece uma grande oportunidade de atender aos requisitos da falta de piloto que temos, da maneira mais rápida e melhor.”

Leonardo M-346 Master

Holmes acrescentou que, se nenhuma empresa aparecer com uma proposta acessível, a Força Aérea poderá se afastar da ideia do leasing.

O serviço ainda está refinando as especificidades de sua estratégia de leasing, mas Holmes disse que a esperança é alugar mais de 11 aviões a partir do verão de 2021. A solicitação original era de que poderia alugar de quatro a oito treinadores para fornecer aproximadamente 4.500 vôos anualmente por cerca de cinco anos.

A abertura da RFX poderia abrir caminho para o terceiro participante da competição TX, a empresa de defesa italiana Leonardo com o M-346 Master e atacar o T-50A mais uma vez. Em março, a Mission Support Systems, empresa de aviação do Texas, disse à Aviation Week que esperava propor uma versão do M-346 que, dentro de um ano, fosse integrada a um radar da série de radares GRIFO da Leonardo. No entanto, o Air Combat Command expressou uma preferência pelo T-50A, que já está equipado com um radar.

Se o conceito Reforge for bem-sucedido, a Força Aérea poderá encontrar um requisito superior aos 351 jatos que estão planejados para serem adquiridos no programa T-7A Red Hawk. Esses T-7 podem ter especificações diferentes das usadas pelos Red Hawk para treinamento de pilotos de graduação e podem se tornar uma variante separada da aeronave, informou a Air Force Magazine.

Holmes disse que, embora o T-7A seja “um ótimo avião”, é possível para a Boeing e seu parceiro, a empresa de defesa sueca Saab, acelerem o programa com rapidez suficiente para usar o Red Hawk para a prova de conceito do Reforge.

“Ainda estamos longe de pôr as mãos neles”, ele disse. “A Boeing e a Saab estão trabalhando na mudança de seus protótipos para o avião operacional. Eles lhe dirão que estão muito próximos em seus protótipos de um avião operacional. Eu concordo, mas ainda leva algum tempo para solucionar os problemas e transformá-lo em uma plataforma operacional.

FONTE: defensenews

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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