USAF envia o WC-135 Constant Phoenix para a Coreia do Sul

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) enviou uma aeronave “farejadora” de atividade nuclear nesta quinta-feira (20) para o leste da Península Coreana, em meio a possibilidade de mais um iminente teste nuclear da vizinha Coréia do Norte, informou uma fonte do governo sul coreano. “O WC-135 Constante Phoenix fez uma surtida de emergência hoje sobre o Mar do Leste”. A missão da aeronave dos EUA é coletar amostras da atmosfera, a fim de detectar e identificar indícios de uma explosão nuclear.

O WC-135 chegou no início deste mês na base aérea de Kadena, em Okinawa no Japão, em meio a indicações de que o vizinho do Norte estaria se preparando para outro teste nuclear. O voo de quinta-feira foi realizado para verificar se a nação comunista detonou uma bomba nuclear em segredo.

Houve um rumor não confirmado de que a Coreia do Norte teria notificado a China sobre o seu plano de experimento nuclear. Militares da Coreia do Sul disseram anteriormente que a coreia do Norte parece estar com tudo pronto para realizar a qualquer momento, o que seria seu 6º teste nuclear em Punggye-ri, esperando apenas a decisão de seu líder.

FONTE: YonhapNews
FOTOS: USAF

Sair da versão mobile