USAF e Boeing apresentam o esquema de pintura do novo “Air Force One”

O presidente dos Estados Unidos (President of the United States – POTUS), Joe Biden, selecionou o esquema de pintura para o “Next Air Force One” (VC-25B), um design que se assemelha muito à pintura do atual Air Force One (VC-25A), ao mesmo tempo em que se moderniza para o século 21.

A pintura do Boeing 747-8i (VC-25B) tem três diferenças principais com a pintura do VC-25A. O azul claro no VC-25B é um tom um pouco mais profundo e moderno do que o azul (robin’s egg blue) do VC-25A. Além disso, os motores do VC-25B usarão o azul mais escuro, igual o da área do cockpit. Por fim, não há mais a seção de metal polido no VC-25B, uma vez que as ligas de revestimento das aeronaves comerciais modernas não permitem isso.

Uma decisão contratual formal para a pintura VC-25B não foi necessária até este ano para que a Boeing realizasse as atividades de engenharia, preparação para certificação e seleção de fornecedores para o programa.

Um estudo térmico concluiu que o azul escuro no design exigiria testes adicionais de qualificação da Federal Aviation Administration (FAA) para vários componentes comerciais, devido ao calor adicionado em determinados ambientes.

O Programa VC-25B entregará uma nova frota de aeronaves para permitir que o POTUS execute as funções de Chefe de Estado, Chefe do Executivo e Comandante-em-Chefe. A aeronave será modificada exclusivamente para fornecer, tanto ao POTUS quanto aos funcionários e convidados, um transporte aéreo seguro e confiável com o nível equivalente de capacidade de comunicação e segurança disponíveis na Casa Branca.

A aeronave VC-25B substituirá a frota atual de VC-25A, que enfrenta lacunas de capacidade, custos crescentes de manutenção e obsolescência de peças. As modificações na aeronave incluirão nova geração de energia elétrica, um sistema de comunicação de missão, uma instalação médica, interior executivo, sistema de autodefesa e capacidades de operações terrestres autônomas.

As entregas do VC-25B estão programadas para 2027 a primeira aeronave e 2028 a segunda.

A USAF mantém o VC-25A disponível e pronto para a missão até a entrega do VC-25B.

FONTE: USAF/Boeing

Sair da versão mobile