Por Pat Host
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) adiou sua decisão do programa Milestone C para o treinador do jato Boeing T-7A Red Hawk devido a problemas técnicos e está solicitando menos dinheiro para o programa no ano fiscal (AF) de 2022 do que o previsto anteriormente.
A revisão para saber se o programa T-7A deve entrar em produção inicial de baixa taxa (LRIP) de desenvolvimento de engenharia e manufatura (EMD) está agendada para julho-setembro de 2023, de acordo com a solicitação de orçamento do serviço para o ano fiscal de 2022. A USAF, em sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2021, esperava que o Milestone C ocorresse em abril-junho de 2022. O porta-voz da USAF, Capitão Jacob Bailey, disse em 17 de junho que a estimativa do Milestone C mais recente tinha sido planejada para outubro-novembro de 2022.
O capitão Bailey disse em 16 de junho que o atraso do Milestone C foi causado por falta de peças e atrasos no projeto inicial, e testes adicionais foram necessários devido à descoberta do fenômeno ‘wing rock’ na asa da aeronave.
De acordo com o Capitão Bailey, o ‘wing rock’ em asas é um fenômeno que ocorre frequentemente em aeronaves com asas com ângulos de ataque elevados, onde uma das asas pode começar a estolar, fazendo com que a aeronave role ligeiramente para aquele lado.
Quando o stoll da asa para, a asa oposta começa a estolar, fazendo a aeronave rolar para o outro lado. O processo se repete, fazendo com que a aeronave balance para frente e para trás.
O programa T-7A tem risco inerente devido à natureza agressiva do cronograma do programa, disse o capitão Bailey.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s