A US Navy iniciou sua busca por um novo treinador a jato para dar suporte ao programa UJTS –Undergraduate Jet Training System, para substituir o atual Boeing T-45C Goshawk que é usado na função. Um RFI – Request For Information associado ao programa foi lançado em 14 de maio.
A US Navy está buscando adquirir um novo treinador a jato até 2028. Em vez de ser capaz de pousar e decolar de porta aviões como o Goshawk, o novo treinador será limitado à realização de práticas de pouso em aeródromos (FCLP – Field Carrier Landing Practice ) e Touch and Go a bordo.
Os requisitos da Marinha americana para o treinador de próxima geração incluem uma vida útil de pelo menos 14.400 horas de voo, incluindo 43.200 pousos. Os requisitos adicionais incluem um teto operacional de 41.000 pés (12.497 m), uma velocidade máxima de Mach 0,84 e capacidade de sustentar pelo menos 3,1gs. Também serão necessários dois pods de armas. Espera-se que a aeronave de dois lugares voe uma média de 400 horas e realize 1.200 pousos FCLP e 45 Touch and Go em porta-aviões por ano.
Os concorrentes prováveis para o programa de treinador de próxima geração incluem o Boeing-Saab T-7A, que está sendo desenvolvido para a USAF, o T-50A da Lockheed Martin e o T-100 de Leonardo, que são respectivamente, baseados no F/A-50 das Indústrias Aeroespaciais Coreanas e no Leonardo M-346 Master.
A capacidade reduzida provavelmente será facilitada pela tecnologia PLM (Precision Landing Mode) que foi adicionada ao Super Hornet. Esse é um modo no software de controle de vôo projetado para reduzir o trabalho do piloto nas fases finais de pouso a bordo dos porta aviões. É uma das várias iniciativas projetadas para simplificar as operações tradicionais de CATRAPO em porta aviões.
FONTE: Combat Aircraft
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN