A Lockheed Martin e a Marinha dos EUA concluíram recentemente o primeiro vôo de teste com o protótipo do míssil de longo alcance anti-navio (LRASM), com um F/A-18E/F Super Hornet. Os vôos foram realizados na Patuxent River Naval Air Station, Maryland.
Este teste inicial de aeronavegabilidade em voo, utilizou um veículo de massa similar de um LRASM, a bordo de um caça Super Hornet da Marinha, para avaliar as características de voo e de movimentação, bem como para medir cargas estruturais e tensões na aeronave. Uma série futura de testes deverá recolher dados de ruído e vibração entre a aeronave e o míssil.
“Os vôos de aeronavegabilidade no Super Hornet coloca-nos um passo mais perto de ter esta capacidade, urgentemente necessária para os nossos combatentes”, disse Mike Fleming, diretor da divisão LRASM da Lockheed Martin Missiles and Fire Control. “Os dados de voo adquiridos validam o projeto do sistema LRASM e abre caminho para o programa de testes continuar.”
Testes de aeronavegabilidade garantir a segurança de voo para os aviões e as tripulações que os empregam. A conclusão dos testes de integração e de navegabilidade são necessários para todas as munições, antes de uma decisão inicial da capacidade operacional do DoD.
O LRASM é um míssil anti-navio guiadas com precisão baseado na bem-sucedida Joint Air-to-Surface Standoff Missile Extended Range (JASSM-ER ), e é projetado para atender às necessidades dos combatentes da Marinha dos EUA e da Força Aérea em ambientes de grande ameaça. O JASSM-ER, que recentemente completou seu programa de teste operacional, compartilha um número significativo de peças e processos de montagem com LRASM, o que resultaria em economia de custos para os programas de guerra anti-superfície de ataque da Marinha dos EUA e da Força Aérea.
O LRASM foi projetado para detectar e destruir alvos específicos dentro de grupos de navios através do emprego de tecnologias avançadas que reduzem a dependência de inteligência, vigilância e plataformas de reconhecimento, das ligações de rede e navegação GPS em ambientes de guerra eletrônica. Uma vez em funcionamento, o LRASM irá desempenhar um papel importante na garantia de acesso militar para operar em mar aberto e nos litorais, devido à sua maior capacidade de discriminar e realizar combates táticos de faixas estendidas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NavyRecognition