Um olhar sobre a escolha do motor do Gripen E




Os novos caças Gripen E possuem um novo e mais poderoso motor, o turbofan F414-GE-39E, desenvolvido pela General Electric. O motor oferece 25% a mais de empuxo (até 22.000 libras com pós-combustor), resultando em uma capacidade aprimorada para ataque ar-superfície.

Um motor mais potente como o F414-GE-39E não significa apenas potência aprimorada para a aeronave, mas também custo-benefício. Normalmente, em velocidade supersônica, o motor aciona o pós-combustor, resultando em mais consumo de combustível. Mas um F414-GE-39E não aciona o pós-combustor mesmo em velocidades muito altas, permitindo uma melhor eficiência de combustível, levando finalmente à redução do custo do ciclo de vida da aeronave.

O novo motor, à sua maneira, também é responsável pelo aumento do alcance do Gripen E. A combinação de impulso extra do motor F414 e o aumento da capacidade de combustível (até 40%) do Gripen E, aumentam o alcance do novo caça.

Em comparação com o antecessor F404, o F414 também promete melhorias significativas no desempenho, capacidade de sobrevivência e carga útil da aeronave.

Construído com tecnologias de durabilidade extra, o F414 apresenta uma turbina de alta pressão aprimorada e um sistema de resfriamento avançado (fluxo de ar 16% maior do que o fan do F404).

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FONTE: Gripen Blog

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