Por Ashley Roque
O programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA está morto, mas a Sikorsky está usando os dólares restantes do ano testando um novo motor com o qual espera voar um UH-60M Black Hawk no início do próximo ano.
“Você poderia ver isso como uma vantagem inicial”, disse o presidente da empresa, Paul Lemmo, aos repórteres na última quarta-feira.
Após um longo atraso no recebimento do Improved Turbine Engine Program (ITEP) da General Electric , também conhecido como T901, no ano passado, a Sikorsky e a Bell começaram a integrá-los em seus respectivos protótipos FARA. Em fevereiro, porém, o Exército anunciou que interromperia o trabalho do FARA no final do ano fiscal de 2024 e atrasaria a produção do T901.
Como o T901 também está programado para ser integrado às frotas UH-60 Black Hawk e AH-64 Apache e a Sikorsky ainda tem dinheiro da FARA para seu Raider X, ela está aproveitando os últimos meses para se concentrar em preparar esse motor para sua frota Black Hawk.
Em 10 de abril, a empresa ligou o motor T901 e girou os rotores em baixa velocidade pela primeira vez em seu protótipo FARA, disse Lemmo.
“Esta é a primeira vez que ele está totalmente carregado e é uma aeronave de verdade, você sabe, girando os rotores”, acrescentou.
O plano é continuar fazendo testes semelhantes para coletar o máximo de dados possível sobre o motor, ao mesmo tempo em que prepara um UH-60M Black Hawk para sua integração.
“Estamos eliminando os riscos do motor ITEP para funcionar no Black Hawk”, acrescentou.
Se tudo correr como planejado, Lemmo disse que a empresa receberá um novo T901 neste verão, passará cerca de um mês integrando-o ao Black Hawk e depois passará cinco meses conduzindo taxis em várias velocidades. O objetivo é colocar o helicóptero no ar logo em seguida, por volta do início de 2025.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense