A MGB é o eixo de engrenagens cônicas verticais das aeronaves das aeronaves EC225/725, que devido a problemas no projeto original, foi reprojetada pela Airbus Helicopters e já recebeu a certificação da European Aviation Safety Agency (EASA), permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste modelo em operação no mundo, bem como naqueles que estão atualmente em produção.
Aqui no Brasil, a Helibras já entregou à FAB o primeiro EC725 saído de fábrica com a nova MGB, foi o H-36 Caracal FAB 8514 (BRA014).
Para que a troca da MGB seja realizada, os motores precisam ser removidos. Neste ponto, ressaltamos quanto a alta qualificação técnica dos mecânicos do Esquadrão HU-2, que estão realizando esta substituição em São Pedro da Aldeia, evitando ter que deslocar a aeronave até a fábrica da Helibras, em Itajubá-MG.
Durante o período que acompanhamos os trabalhos, percebemos que uma forma rápida de se distinguir visualmente uma da outa é pela sua cor pois, a MGB antiga é azul e a nova é cinza.
NOTA do EDITOR: Gostaríamos de agradecer ao CMG Marco Aurelio Bruno Cresto (Chefe do Estado-Maior da Força Aeronaval), pela oportunidade e a atenção dispensada, assim como por todos os envolvidos durante nossa visita à BAeNSPA.