Typhoon Tranche 3 inicia testes eletromagnéticos

BAES_157201_492x277

A montagem do primeiro caça Typhoon Tranche 3, destinado para Força Aérea Real britânica, já foi finalizada, juntamente com o teste inicial, e agora a aeronave monoplace (n° 116), entrou na fase de teste eletromagnético.

Uma gama de novos sistemas do Typhoon, como armamento, combustível e controles de voo podem ser susceptíveis de transmissões de rádio freqüência, como radares de terra ou de antenas de TV e de transmissão de rádio. Para garantir que a aeronave opere corretamente e com segurança em voo, quando os sistemas são expostos a estas ameaças, a aeronave está passando por testes de compatibilidade eletromagnética (EMC) através de uma técnica conhecida como injeção de corrente contínua. Isto significa que a aeronave recebe sinais simulados de ameaças diretamente em pontos especialmente concebidos nas pontas da cauda, nariz e asas.

Os testes eletromagnéticos vão durar cerca de oito semanas, quando depois a aeronave passará por testes de aviônicos antes de avançar para os testes de motores no solo.

Nos termos do contrato Tranche 3A assinado em 2009, um total de 112 aeronaves foram encomendadas para as quatro nações europeias parceiras Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, com 40 aeronaves destinas para Real Força Aérea britânica Royal Air Force.

As entregas dos Typhoons Tranche 3 estão previstas para começar ainda este ano.

Fonte: BAE Systems via Cavok

Sair da versão mobile