Turquia e Arábia Saudita fecham acordo para drones Baykar

Drone turco Akinci da Baykar - Foto: Baykar

Por Agnes Helou

Beirute – A empresa turca de drones Baykar disse que assinou seu maior contrato até agora para exportar seu veículo aéreo de combate não tripulado Akinci para a Arábia Saudita, para “servir no inventário da Força Aérea e Marinha Real Saudita”.

O acordo para o Akinci, anunciado terça-feira, foi fechado durante a visita do presidente turco Recep Tayyip Erdogan ao reino do Golfo, que será seguida de visitas ao Catar e aos Emirados Árabes Unidos. O anúncio da Baykar, que também fabrica o drone Bayraktar TB2 que ganhou destaque na Ucrânia, não forneceu detalhes sobre custo ou número de unidades envolvidas, mas mais pode ficar claro na Feira Internacional da Indústria de Defesa, que acontecerá na Turquia na próxima semana. No Twitter, o CEO da Baykar, Haluk Bayraktar, descreveu o acordo como “o maior contrato de exportação de aviação e defesa na história da República da Turquia”.

Drones Baykar – Foto: Ali Atmaca/Anadolu Agency via Getty Images

O acordo foi assinado entre o ministro da Defesa saudita, Khalid bin Salman, e seu homólogo turco, Yasar Guler. Além dos próprios drones, o acordo estabelece que Baykar também fornecerá treinamento, suporte técnico e serviços logísticos.

A produção conjunta e a transferência de tecnologia, uma prioridade para a Arábia Saudita, também fazem parte do acordo e “aumentarão as capacidades de desenvolvimento de alta tecnologia de ambos os países no próximo período”, disse Baykar.

Do lado saudita, Bin Salman disse que dois contratos de aquisição foram assinados com Baykar “com o objetivo de aumentar a prontidão das forças armadas do Reino e reforçar suas capacidades de defesa e fabricação”.

O Akinci da Baykar entrou em serviço com as forças armadas turcas em agosto de 2021 e recebeu 6 contratos de exportação até agora, de acordo com a empresa.

“Estamos dando um passo importante que fortalece ainda mais os laços profundos entre os dois países. Este acordo aumentará nossas capacidades em relação à tecnologia UAV e contribuirá para a capacidade da Arábia Saudita de desenvolver alta tecnologia. Essa cooperação não apenas fortalecerá os laços entre nossas nações, mas também visa contribuir para a paz regional e global”, afirmou o CEO da empresa em comunicado.

Andreas Krieg, professor sênior do King’s College London e CEO da MENA analytica, uma empresa de consultoria de risco estratégico com sede em Londres com foco na região mais ampla do Oriente Médio, descreveu o acordo como uma situação vantajosa para ambos os lados.

“Os sauditas fizeram um investimento sensato ao investir na crescente indústria de defesa da Turquia. É um acordo ganha-ganha no sentido de compartilhamento de tecnologia, esses drones serão exportados para Arábia Saudita com potencial de que alguns drones sejam construídos localmente e isso ajuda os sauditas a construir sua indústria de defesa”, disse Krieg ao Breaking Defense.

Ele observou que também ajuda os sauditas a diversificar sua aliança de defesa do Ocidente, “e esse drone em particular está provavelmente no mesmo nível dos melhores fornecedores de drones ocidentais. É um bom produto com um preço competitivo, 25% mais barato que seus concorrentes”, disse Krieg.

Drone Bayraktar TB2

Este não é o primeiro contrato entre a empresa turca e países do Golfo. Este ano, o Ministério da Defesa do Kuwait assinou um contrato para os famosos UAVs BayraktarTB2 em um acordo de US$ 370 milhões. Os Emirados Árabes Unidos também negociaram um acordo para os drones em 2022.

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

Sair da versão mobile