O Ministério da Defesa turco informou em um comunicado, que o sistema de defesa aérea grego teria travado (Loked) nos seus caças F-16, que estariam voando no espaço aéreo internacional sobre o Mediterrâneo.
Segundo a Turquia, o sistema de defesa aérea S300 da Grécia, localizado na ilha de Creta, teria travado nos aviões turcos em 23 de agosto, enquanto estes sobrevoavam o Mar Mediterrâneo. No início da semana, a Turquia já havia feito uma acusação semelhante contra os militares gregos.
A Turquia estava tentando fazer “fake news” e que nenhum incidente ocorreu, disse um representante do Ministério da Defesa grego. O ministério também contestou o relato da Turquia sobre o incidente anterior, dizendo em um comunicado em 23 de agosto que, quatro caças F-16 saíram da Grécia para interceptar cinco aeronaves turcas que interferiram na rota de um grupo de bombardeiros B-52 que tinha permissão para voar pelo espaço aéreo grego.
A disputa ocorre no momento em que as tensões entre os dois países membros da OTAN, estão aumentando novamente. A Turquia alega que as forças militares em algumas ilhas gregas, no Mar Egeu, excedem os limites acordados e também há uma disputa em andamento sobre a exploração de gás natural da Turquia no Mediterrâneo, em águas que também são reivindicadas por Chipre e Grécia.