Thales vai fornecer aviônicos para helicópteros Esquilo/Fennec modernizados do Exército Brasileiro

HA-1 Fennec_FLIR

A Thales vai fornecer o IESI (Integrated Electronic StandBy Instrument) para modernizar a frota de helicópteros HA-1 Esquilo/Fennec do Exército Brasileiro. Um total de 36 helicópteros serão modernizados com o sistema da Thales até 2018.

O primeiro lote será concluído já em 2014, quando a Thales vai fornecer o IESI inicialmente a seis helicópteros da Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopter.

O IESI da Thales realiza três funções essenciais de backup: horizonte artificial, altímetro e indicador de velocidade do ar, tudo em uma única Unidade Substituível de Linha (LRU). O IESI da Thales já está voando a bordo do Sikorsky S-76D e foi selecionado pela Airbus Helicopters para a sua gama de helicópteros leves e de média elevação incluindo a família Esquilo, EC135, EC145, EC155, EC175 e suas versões militares, incluindo o AS 365 K2 Super Pantera modernizado da Aviação do Exército (AvEx).

“A escolha do nosso sistema IESI pelo Exército Brasileiro atesta a adaptação perfeita da nossa solução para a modernização de helicópteros. O IESI da Thales vai oferecer ao Exército Brasileiro a melhor confiabilidade e segurança para as suas missões em quaisquer condições de voo”, afirma Julien Rousselet, Diretor Geral da Thales no Brasil.

O IESI da Thales está perfeitamente adaptado para envelope de voo específico de helicóptero incluindo baixa velocidade, baixa altitude e altas taxas de rotação. Resistência a Radiofrequências de Alta Intensidade (HIRF), a durabilidade em ambientes úmidos, salinos e de alta vibração foi elevada para níveis nunca alcançados anteriormente por este tipo de equipamento. Juntas, essas inovações garantem a operação ideal em todos os tipos de circunstâncias e, desta forma, o mais alto nível de segurança de voo, confiabilidade e baixo custo de manutenção direta.

O IESI da Thales também é capaz de receber e controlar outras funções tais como backup de Sistema Automático de Controle de Voo (AFCS) e backup de Sistema de Gerenciamento de Rádio (RMS), dependendo dos requerimentos do cliente.

Sair da versão mobile