TH-X: IH-18 Esquilo N-5101 da Marinha realiza voos de testes na Helibras

Por Guilherme Wiltgen

Nessa semana, o primeiro helicóptero H125 destinado à Marinha do Brasil, realizou novos voos de testes antes da sua entrega oficial, que deve ocorrer no próximo mês de setembro.

A Marinha do Brasil adquiriu 15 helicópteros H125 Esquilo dentro do Projeto TH-X, um desmembramento do H-XBR com a redução de uma aeronave H225M da versão Naval, destinada à guerra ASuW.

Tal medida só foi possível devido a longa parceria entre a Helibras/Airbus com as Forças Armadas, que em um esforço conjunto, alterou-se o contrato original visando atender às necessidades da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira em renovar suas frotas de helicópteros de Instrução de voo, sendo oficialmente assinado em 15 de setembro de 2022.

Os vinte e sete helicópteros estão sendo fabricados nas instalações da Helibras, em Itajubá, com mão de obra brasileira, e utilizando da área de engenharia da unidade brasileira na customização das aeronaves de cada Força.

Um ponto importante é a padronização das aeronaves de instrução pelas três Forças, que o Projeto TH-X vai proporcionar, pois esse pode ser o primeiro passo para, em um futuro não muito distante, a criação de um centro de instrução de voo conjunto.

Esquadrão HI-1 inicia a qualificação no IH-18

Entre os dias 22 e 26 de julho, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), iniciou o Ground School ministrado pela Helibras.

Essa fase teórica teve a participação de pilotos e engenheiros de ensaio de voo tanto da MB quanto da FAB.

O treinamento completo abrange a qualificação teórica e prática, com voos previstos para iniciarem em outubro na primeira aeronave prontificada, o IH-18 N-5101 (BHX002).

Cabe ressaltar o detalhado planejamento de transição para o novo modelo de helicóptero de Instrução, quando o EsqdHI-1, que deixará de operar o Bell 206B Jet Ranger III, designado IH-6B.

O moderno H125 vai proporcionar novas capacidades, aumento da eficiência e da segurança de voo, além de uma transição natural da aeronave de Instrução para as operacionais dos Esquadrões de Emprego Geral que utilizam versões mais antigas do mesmo modelo e facilitar a trasição para os helicópteros dos demais Esquadrões, que já conta com painel Full Glass Cockpit e compatível com o uso de Óculos de Visão Noturna (OVN/NVG).

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