Por Guilherme Wiltgen
Foi assinado hoje (15) em Brasília, o contrato para aquisição de 27 helicópteros do modelo Airbus/Helibras H125 (Esquilo), para atender a demanda da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) por uma aeronave de Instrução de voo para formação dos novos pilotos das duas Forças.
Estiveram presentes o Comandante do Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra Almirante Emerson Gaio Roberto e o Vice-presidente da Airbus Helicopters para a América Latina, Senhor Alberto Robles.
No dia 23/05, durante um encontro da imprensa com o Brig Baptista Junior, foi anunciado que a Marinha do Brasil receberia quinze helicópteros H125 Esquilo e a Força Aérea doze.
A quantidade de helicópteros destinados à Força Aeronaval seria ligeiramente maior tendo em vista ter sido cancelado o quinto H225M Naval, por se tratar da versão mais cara e complexa dos programa.
Os doze H125 da FAB vão substituir os H-50 Esquilo e na Marinha, vão substituir o Bell 206B Jet Ranger III, designados IH-6B, no 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), empregados na instrução de voo dos futuros Aviadores Navais.
A padronização das aeronaves de instrução pelas três Forças pode ser o primeiro passo para, em um futuro não muito distante, a criação de um centro de instrução de voo conjunto.