Pelo menos dez helicópteros da Marinha dos Estados Unidos foram danificados por uma tempestade repentina que atingiu a Estação Naval de Norfolk, na Virgínia, na tarde desta terça-feira (26).
De acordo com uma avaliação inicial da Marinha, a tempestade resultou em 10 acidentes de Classe A, que resultaram em mais de US$ 2,5 milhões em danos ou na perda total da aeronave.
Os helicópteros danificados foram cinco MH-60S Knighthawk, um MH-60R Seahawk e quatro helicópteros MH-53E Sea Dragon.
“A Marinha continua avaliando a extensão total dos danos em cada célula, e não houve impacto operacional como resultado deste incidente”, disse o Cmdr. Rob Myers, do Naval Air Forces Atlantic, em um comunicado. “Os danos conhecidos nas aeronaves vão desde o rotor de cauda danificado, as pás do rotor principal quebradas, amassados e perfurações nas fuselagens. Nenhum militar ficou ferido em decorrência da tempestade”.
Ao menos quatro helicópteros foram tombados pela ação dos fortes ventos, sendo um MH-53E e três MH-60.
Na tarde de terça-feira, foi emitido um alerta de tempestade severa às 15h30, com ventos de mais de 100 Km/h. Os ventos fortes atingiram a Base Naval às 15h42, 12 minutos após o aviso inicial.
Quando recebem aviso com tempo suficiente, as aeronaves são levadas para seus hangares ou amarradas (peiadas) ao solo. No entanto, a tempestade veio em um momento em que os mantenedores de aviação estavam no meio de uma mudança de turno. Muito provavelmente, a maioria do pessoal estava dentro do hangar e não teve tempo hábil para levar as aeronaves para o interior dos mesmos.
O incidente está sob investigação.